Diario Do Estado

Baixar livros completos gratuitos em formato PDF e EPUB

Procure o seu livro:

Número total de livros encontrados: 40 para sua pesquisa Aproveite sua leitura!
Uma história do romance de 30

Uma história do romance de 30

Autor: Luís Bueno

Número de Páginas: 707

Este livro apresenta uma nova visão sobre o romance da década de 1930, que tem sido geralmente dividido apenas entre regionalistas e intimistas. Com uma leitura abrangente não só dos romances, mas também das críticas, Luís Bueno propõe uma divisão temporal em três fases, visando abranger a variedade da produção do período. Essa história foi construída de modo a evidenciar o movimento de uma dúvida cética, que caracterizava os anos iniciais da década, a um novo estado de dúvida decorrente da polarização política entre esquerda e direita. Os capítulos finais são dedicados às obras de quatro autores em que Bueno pode analisar as complexas soluções para o problema da representação do outro. A escolha por Cornélio Penna, Dyonélio Machado, Cyro dos Anjos e Graciliano Ramos se deve à sua capacidade de construir um painel sintético e problematizador do romance de 30.

A música popular no romance brasileiro: Séculos XVIII e XIX

A música popular no romance brasileiro: Séculos XVIII e XIX

Autor: José Ramos Tinhorão

Número de Páginas: 312

Resultado da leitura de cerca de cinco mil romances escritos no Brasil, a trilogia A Música popular no romance brasileiro partiu de uma curiosidade que se revelaria inesperadamente rica de implicações socioculturais: como os romancistas brasileiros costumam apresentar o tema da música popular, esse fenômeno cultural tão ligado à própria vida social do país? As conclusões reservam algumas surpresas. Entre elas estaria a de que, constituindo o ofício literário uma atividade de elite, mesmo com os escritores saindo da classe média, sua visão da cultura das maiorias do próprio povo assemelha-se à dos estrangeiros, em sua fascinação pelo exótico. Este primeiro volume percorre mais de duzentos anos de literatura, do Compêndio narrativo do peregrino da América, de autoria de Nuno Marques Pereira, escrito em 1725, ao romance naturalista, ambientado na Bahia, As voltas da estrada, de Xavier Marques, publicado em 1930.

O romance da urbanização

O romance da urbanização

Autor: Fernando Cerisara Gil

Número de Páginas: 148
Teoria do romance

Teoria do romance

Autor: Georg Lukács

Número de Páginas: 236

Pela primeira vez traduzido diretamente do alemão, este clássico da crítica literária do século XX influenciou a reflexão de autores como Benjamin, Adorno, Goldmann e Jameson, entre outros, tornando-se uma referência fundamental para qualquer estudo sobre o romance.

O Romance das Equações Algebricas

O Romance das Equações Algebricas

Autor: Gilberto Geraldo Garbi

Número de Páginas: 240

'O Romance das Equações Algébricas' representa algo inovador no Brasil e há de exercer duradoura influência nos métodos de ensino da Matemática em nosso país. Sem dúvida, trata-se de uma obra que será muito bem recebida por professores, alunos e aficionados e está destinada a despertar em muitos jovens vocações até então desconhecidas para uma ciência que, ainda hoje injustificadamente, costuma ser envolta em um manto de mistério e encarada com infundado temor.

Romance de formação em perspectiva histórica

Romance de formação em perspectiva histórica

Autor: Marcus Vinicius Mazzari

Número de Páginas: 209

Publicado em 1959, o romance de estreia de Gunter Grass é reconhecido como um dos mais importantes do século XX. A análise de Mazzari, professor da USP, privilegia dois aspectos. Primeiro, a caracterização épica da Primeira Guerra Mundial e do período pós-guerra. Segundo, a relação de paródia que o bizarro narrador Oskar Matzerath estabelece com o romance de formação alemão. Ao niilismo histórico e existencial do personagem se contrapõe o nascimento do ideário político do jovem Grass.

Gênero e história no romance português

Gênero e história no romance português

Autor: Simone Pereira Schmidt

Número de Páginas: 215
Vencendo O Desafio de Escrever Um Romance

Vencendo O Desafio de Escrever Um Romance

Autor: RYOKI INOUE

Número de Páginas: 176

Nesta obra, o autor com maior número de títulos publicados no mundo conta ao leitor como se dá seu processo criativo e explica os passos fundamentais para escrever um best-seller. Utilizando uma linguagem clara e dinâmica, Ryoki Inoue aborda a estrutura do romance e seus aspectos mais importantes, revela as etapas necessárias para escrever uma boa história - do mote inicial à fase final de execução da obra -, fala sobre os principais tipos de leitor e mostra como montar um projeto literário de sucesso. Ele trata o processo criativo e redacional como técnica, enfatizando a disciplina, a pesquisa e a organização. Assim, a obra traz informações valiosas tanto para escritores iniciantes como para os que já publicaram e desejam se aprimorar.

O visual e o social no romance de Lídia Jorge

O visual e o social no romance de Lídia Jorge

Autor: Branca Bakaj

Número de Páginas: 54
A música popular no romance brasileiro: Século XX (1. parte)

A música popular no romance brasileiro: Século XX (1. parte)

Autor: José Ramos Tinhorão

Número de Páginas: 416

A entrada do Brasil no século XX - preparada desde o fim do Oitocentos pela abolição da escravidão, o advento da República, pelo início da atividade industrial, da imigração estrangeira e das grandes obras públicas - iria provocar como reflexo mais evidente, na área cultural, a descentralização da vida literária. A projeção dessas mudanças sobre o romance, em particular, foi o aparecimento, ao lado do Rio de Janeiro, de centros de produção local em várias capitais - como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife - com aproveitamento de temas que vinham ampliar o campo de ação dos enredos, fazendo surgir os romances de escândalo ou de crônica, da vida de pequenas cidades, ou específicos da vida proletária, pequeno-burguesa ou vagamente "populares". Aumentam também as referências à música popular, agora mostrada em seu papel de produto cultural ligado a interesses de fabricantes de novidades destinadas ao lazer de minorias. Este segundo volume da trilogia de A música popular no romance brasileiro inicia-se com Lima Barreto, e seu Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), e vai até O último dos Morungabas de Galeão Coutinho (1944).

Romance

Romance

Autor: Paulo Norberto Marinho

Número de Páginas: 58

Nosso Romance Obra poética do autor mineiro, Paulo Norberto Marinho, onde ele simpatiza em versos, acontecimentos amorosos, sentimentais, paixões avassaladoras, brigas e desentendimentos; tudo um pouco do universo de um romance verdadeiro e intenso. Nessa obra o autor tenta passar a mais simples mensagem do que é amar, do que é estar apaixonado e coisas que enfrentamos e as vezes temos que aceitar antes ou mesmo depois dos romances; Nosso Romance para você querer se apaixonar.

O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso

O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso

Autor: Fernanda Massi

Número de Páginas: 184

"Desde o século XIX, com o célebre detetive Auguste Dupin, de Edgar Allan Poe, e a extensa cadeia de personagens e narrativas de mistério que em maior ou menor medida descenderam dali – passamos, nesse prolífico percurso, por Conan Doyle, Agatha Christie, Raymond Chandler, só para citar alguns autores –, o gênero policial foi se consolidando e, enquanto expandia progressivamente seu público, matizava-se e assumia novas formas. Este estudo, fruto de longa pesquisa a partir dos livros mais vendidos no Brasil no início do século XXI, debruça-se sobre o romance policial “místico-religioso”, subgênero definido por Fernanda Massi que se distancia um pouco das características tradicionais do romance policial: nessas tramas, o crime se conecta a um segredo ligado a um núcleo místico-religioso, em geral protegido por uma sociedade fechada e secreta às voltas com o que ela supõe ser um inimigo ameaçador. O repórter/investigador (que em tais obras nunca é chamado de detetive) busca uma verdade que supera a identificação do criminoso, tendo como alvo principal o segredo motivador dos crimes. Outra característica singular é a tentativa, quase frequente, de...

O Romance Português Comtemporâneo 1950-2010

O Romance Português Comtemporâneo 1950-2010

Autor: Miguel Real

Unificando os mais importantes romances portugueses publicados nos últimos sessenta anos, Romance Português Contemporâneo. 1950 -2010 evidencia uma nova perspetiva teórica sobre a evolução da globalidade do romance português entre os textos de Vitorino Nemésio, Agustina Bessa-Luís, Vergílio Ferreira, Carlos de Oliveira e Fernando Namora, na década de 1950, e a emergência de uma Nova Narrativa Portuguesa no século XXI, manifestada na escrita de Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Patrícia Portela, Sandro William Junqueira, João Tordo, Afonso Cruz, valter hugo mãe, David Machado, Joana Bértholo, Ricardo Adolfo, João Paulo Oliveira e Costa, Sérgio Luís de Carvalho, Henrique Levy, Ana Cristina Silva, Pedro Almeida Vieira, Nuno Camarneiro, Pedro Guilherme- Moreira, Paulo Moreiras, Paulo Bugalho, António Canteiro, Pedro Medina Ribeiro, Luís Curado, Luís Caminha, Paula de Sousa Lima, Raquel Ochoa e outros.

O romance da Rainha Mercedes

O romance da Rainha Mercedes

Autor: Alberto Pimentel

Número de Páginas: 127
Romance Cru

Romance Cru

Autor: RUI G. GUEDES

Um escritor famoso, aclamado, premiado. Ninguém diria que as suas extraordinárias estórias não se limitam ao desenvolvimento exclusivo da sua imaginação. A sua criatividade e fantasia literárias são apoiadas na experiencia efetiva das situações descritas. Quando descreve um espancamento de uma mulher, não consegue limitar-se a imaginá-lo com base na sua percepção do mundo envolvente. Tem de o perpetrar. Não que o não conseguisse, se o quisesse, mas só assim entende que a escrita é legitima e sincera para com os seus leitores. Um pouco à semelhança do que levara Truman Capote a escrever In Cold Blood e a instituir a corrente pioneira non-fiction novel. O pior é que destes crimes menores, chamemos-lhes assim, o seu novo romance trata de um assassínio. Brutal e desumano. E só o seu psiquiatra, eticamente impotente, o poderá demover. Usando a sua terapia ou imiscuir-se na própria realidade da estória. O livro trata ainda do flagelo dos sem-abrigo, mas visto de um angulo absolutamente diferenciador. A ténue linha que por vezes se desenha, numa mente brilhante mas à beira da demência, entre realidade e fantasia também constitui matéria de foco nesta obra.

O romance morreu

O romance morreu

Autor: Rubem Fonseca

Número de Páginas: 256

As 27 crônicas que compõem O romance morreu abordam de tudo um pouco: desde a deliciosa combinação entre cinema e pipoca — a de micro-ondas não vale, e dirá nosso cronista: "Esse aparelho perverte o gosto do grão, tornando-o mais uma festifude de gordura hidrogenada." — à problematização inteligente e bem-humorada da leitura, do lugar dos livros na nossa vida moderna. A obra reúne sobretudo as crônicas do site Portal Literal, da coluna "Pensamentos Imperfeitos", embora alguns tenham sido publicados anteriormente em jornais diversos. Com seu (re)conhecido domínio de linguagem e sua erudição, Rubem Fonseca trata com perspicácia e humor de temas e fatos corriqueiros, alguns recorrentes em sua obra, como a fisiologia humana, a violência urbana, a literatura, mas também abre espaço para o "ordinário". Nada escapa aos olhos, nada é insignificante para o autor, que busca no cotidiano ou nas suas referências a matéria-prima para os seus textos, mesmo que seja sobre o prazer de se ler uma boa bula de remédio. Destaca-se, ainda, a crônica "José", escrita em cinco capítulos e em terceira pessoa, uma espécie de reminiscência da memória — o texto narra a...

Romance em Amesterdão

Romance em Amesterdão

Autor: Tiago Rebelo

Quando o amor parecia diluído no tempo, eis que volta a ser vivido no presente. Uma história apaixonante. Passaram quinze anos desde a última vez em que Mariana e Zé Pedro estiveram juntos - tempo que poderia ter sido suficiente para fazer desmaiar os tons da paixão se os amantes fossem outros, se o sentimento não tivesse calado tão fundo nas suas almas. Mariana imaginara, milhares de vezes, o reencontro; Zé Pedro desesperara por voltar a vê-la. E, sem que nada o fizesse prever, um brevíssimo encontro, numa estação de metro apinhada de gente, vem tornar aqueles quinze anos quase irreais. Quando tudo parecia ter sido aplacado pelo tempo, quando tudo o que acontecera em Amesterdão parecia confinado ao universo das fantasias românticas e do sonho, eis que o passado ressurge e se impõe, com um ímpeto que os esmaga, que lhes revolve o coração. Mas peças no tabuleiro do jogo da vida são múltiplas e, não raras vezes, dotadas de vontade própria. A felicidade, alada e colorida, é tão apetecível quanto caprichosa - e sempre imprevisível. Tiago Rebelo é um escritor que nos faz procurar compreender quem somos através das suas histórias empolgantes e dos seus...

Bovarismo e romance

Bovarismo e romance

Autor: Andrea Saad Hossne

Número de Páginas: 300

Andrea Hossne, professora e pesquisadora da USP, faz neste estudo uma leitura minuciosa dos célebres romances de Gustave Flaubert e Margaret Atwood. Nessa análise, ela retoma certos aspectos da tradição literária e levanta discussões teóricas para formular o conceito de bovarismo. A partir dele, analisa os princípios comuns de construção das protagonistas Emma Bovary e Joan Foster: ambas representam, cada qual a seu modo, uma tentativa de reconstruir o passado frente a um presente angustiante.

O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975-2000)

O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975-2000)

Autor: Antônio R. Esteves

Número de Páginas: 288

Este livro aborda a trajetória do romance histórico e a reatualização do gênero na narrativa brasileira contemporânea, fazendo uso de um corpus diversificado, que privilegia aspectos fundamentais para a compreensão da diversidade e da multiplicidade do romance histórico brasileiro contemporâneo publicado a partir da década de 1970, como: as rupturas em relação ao romance histórico tradicional; a questão da metaficção historiográfica; o cânone e as vozes periféricas; e a revisão crítica da História do Brasil por meio do discurso ficcional (identidade nacional, o papel do intelectual e do escritor, a voz feminina e a voz dos marginalizados), pondo em questão aspectos ligados à literatura e espaços públicos, estudos culturais e transculturação.

O ChristÜo novo: Romance Historico do Seculo XVI

O ChristÜo novo: Romance Historico do Seculo XVI

Autor: Diogo de Macedo

Número de Páginas: 179
O romance de um homem rico

O romance de um homem rico

Autor: Camilo Castelo Branco

Número de Páginas: 308
Amor Profano o Romance

Amor Profano o Romance

Autor: Cícero Moteran

Número de Páginas: 308

Este livro conta a história de um jovem padre que se apaixona por uma jovem paroquiana, que está noiva. Batalhas no campo vocacional, familiar, moral e espiritual são travadas pelos personagens ao longo da obra. O enredo busca extrapolar o sagrado para adentrar nas Leis Canônicas, na dicotomia entre o verdadeiro Espírito de Deus e as Leis da Igreja Católica, preconizando a Deus, fazendo apologia ao amor, exaltando a mulher e cultuando a natureza. Tal qual no tribunal de inquisição, o jovem padre entra em conflito com seus votos sacerdotais - sofre, padece, penitencia, renega - até descobrir, no Próprio Deus, que seu amor não era pecado, que sua sina era ser e fazer feliz a sua alma gêmea.

O romance em Cornélio Penna

O romance em Cornélio Penna

Autor: Luiz Costa Lima

Número de Páginas: 231

A reedição do livro de Luiz Costa Lima sobre a obra de Cornélio Penna, o mais completo estudo realizado sobre este escritor, coloca de novo em cena várias questões. Dentre elas, o estranho silêncio que continua a pesar sobre os textos do ficcionista; a qualidade excepcional de um romance como A menina morta; a persistência do fantasma da escravidão como 'centro do pesadelo' que ainda nos assombra; a interlocução crítica especial que Cornélio Penna demanda e à qual Luiz Costa Lima responde com lucidez e sensibilidade interpretativa raras.

O Que Fazem Mulheres: Romance Philosophico

O Que Fazem Mulheres: Romance Philosophico

Autor: Camilo Castelo Branco

Número de Páginas: 206
O ROMANCE DA VIDA

O ROMANCE DA VIDA

Autor: SALVATORE DE SALVO , MARA TERESA DE SALVO

Número de Páginas: 312

Esta obra procura lembrar acontecimentos passados, abordando tecnologias consideradas esquecidas com base em quatro cientistas - Georges Lakhovsky; Louis Claude Vincent; R. Raymond Rife; e Antoine Prioré. O livro aborda os seguintes tópicos - Tecnologias Esquecidas; Revolução na Biologia; Bioeletrônica; Logaritmo; Química; Eletricidade; Os microscópios a raios ultravioleta; A acumulação de detritos gera doenças; entre outros.

Trinta dias de romance

Trinta dias de romance

Autor: Catherine Mann

Número de Páginas: 160

Seria sua durante os próximos trinta dias e... trinta noites A destemida repórter Kate Harper queria infiltrar-se no seio da família real entrando pelo quarto do príncipe Duarte Medina. Mas Duarte apanhara-a com a boca na botija... e pensara aproveitar-se da situação. Para Kate Haper poder escrever o artigo teria de aceitar as suas condições e tornar-se sua noiva. Seria um acordo temporário para tranquilizar o pai de Duarte, pois o filho do meio dos Medina estava longe de pensar em deixar a sua condição de solteiro.

Como Escrever Um Romance

Como Escrever Um Romance

Autor: Emanuel Marcos Cruz E Prado

Número de Páginas: 80

Como escrever um romance ensina qualquer pessoa que tenha interesse em se tornar escritor a se preparar e iniciar a construção de uma história. Dentre os assuntos tratados, apresenta todos os conflitos possíveis de se desenvolver, a criação do tema, o clímax e a finalização de uma história. A medida que as dúvidas vão aparecendo o livro vai se tornando mais importante, pois apresenta a solução imediatamente. Trata de ortografia, pontuação, acentuação e outros assuntos da língua portuguesa. Apresenta as partes componentes de um livro, como diagramar e preparar para impressão. Apresenta dicas em como fazer um lançamento e divulgação. Enfim um verdadeiro manual do escritor.

Helena. Fragmento de um romance inedito. Precedido do catalogo dos autographos, diplomas, documentos politicos e litterarios pertenecentes ao Sr. Visconde de Almeida-Garrett

Helena. Fragmento de um romance inedito. Precedido do catalogo dos autographos, diplomas, documentos politicos e litterarios pertenecentes ao Sr. Visconde de Almeida-Garrett

Autor: João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett (Viscount.)

Número de Páginas: 185
Eu não peço desculpa episódio do romance O adolescente

Eu não peço desculpa episódio do romance O adolescente

Autor: Fiodor Mikhailovitch Dostoievski

Número de Páginas: 62
O romance d'um homem rico

O romance d'um homem rico

Autor: Camilo Castelo Branco

Número de Páginas: 263
Romance heroico na faustissima e gloriosissima acclamação da Rainha Nossa Senhora em 13 de Maio de 1777...

Romance heroico na faustissima e gloriosissima acclamação da Rainha Nossa Senhora em 13 de Maio de 1777...

Autor: Gervásio do Sal e Almeida Cogominho

Número de Páginas: 16

Últimos livros procurados