Diario Do Estado

Baixar livros completos gratuitos em formato PDF e EPUB

Procure o seu livro:

Número total de livros encontrados: 39 para sua pesquisa Aproveite sua leitura!
A Escrava - conto original

A Escrava - conto original

Autor: Maria Firmina Dos Reis

Número de Páginas: 33

O conto A Escrava é narrado por uma senhora branca, que decide ajudar dois escravos fugitivos; uma mulher, à beira da morte, e seu filho, Gabriel. Com o estilo direto e crítico de Maria Firmina dos Reis à crueldade da escravidão, A Escrava mostra os sentimentos dos escravos e a coragem dos abolicionistas na luta para ajudar a causa.

Revoltas escravas no Brasil

Revoltas escravas no Brasil

Autor: João José Reis , Flávio Dos Santos Gomes

Número de Páginas: 892

Catorze ensaios sobre as lutas da resistência escrava no Brasil analisam as maiores insurreições contra o regime escravocrata e investigam suas causas, protagonistas e consequências. Em 1888, a vitória da causa abolicionista, materializada por uma lei imperial, ajudou a propalar a mitologia histórica de que a libertação dos escravizados ocorreu sem lutas e derramamento de sangue. Os ensaios reunidos por João José Reis e Flávio dos Santos Gomes neste livro comprovam justamente o contrário. Embora a história dos quilombos já possua bibliografia ampla e bem estabelecida, as revoltas e conspirações nas senzalas, modalidade mais aguda e violenta da resistência negra, têm sido menos estudadas e compreendidas. Até a abolição, milhares de cativos e cativas se irmanaram para protestar e, na maior parte dos casos, resistir violentamente contra a tirania escravista. Reunião de ensaios que abordam os principais levantes e conspirações que solaparam o regime escravagista, Revoltas escravas no Brasil procura compreender as origens e anseios dos heroicos personagens que arriscaram a vida para resistir à opressão. Com ensaios de: Eduardo Spiller Pena, Flávio dos Santos...

Úrsula

Úrsula

Autor: Maria Firmina Dos Reis

Número de Páginas: 176

A narrativa se articula a partir de um triângulo amoroso formado por Adelaide, Tancredo e seu pai. Esse triângulo é desfeito com a derrota de Tancredo. Cria-se, então, um segundo triângulo formado por Tancredo, Úrsula e seu tio. Mas há, também, uma tríade, formada por três personagens negros, que vão aparecendo ao longo da narrativa, cuja importância vai tomando proporções cada vez maiores: Túlio, Mãe Susana e Antero que, juntamente com o jovem Tancredo, dão o tom diferente à narrativa. Esses personagens armam uma trama incrível nos tempos de um Brasil escravocrata.

Histórias de vida familiar e afetiva de escravos na Bahia do século XIX

Histórias de vida familiar e afetiva de escravos na Bahia do século XIX

Autor: Isabel Cristina Ferreira Dos Reis

Número de Páginas: 170
A escrava

A escrava

Autor: Maria Firmina Dos Reis

Número de Páginas: 29

Em 11 de março de 2022, celebraram-se os 200 anos do nascimento da escritora Maria Firmina dos Reis, autora deste conto "A Escrava", publicado em 1887 na Revista Maranhense. O enredo tem por espaço um salão requintado em que membros da alta sociedade conversam sobre vários temas, até que um deles, elemento servil, acaba monopolizando o debate. É quando entra em cena uma senhora... e emerge a narrativa central do conto. Maria Firmina dos Reis foi a autora homenageada da Festa Literária Internacional de Paraty, FLIP, em 2022.

Rebelião escrava no Brasil

Rebelião escrava no Brasil

Autor: João José Reis

Número de Páginas: 688

Trata da rebelião escrava na Bahia, em 1835, analisando as rivalidades étnicas, a cooperação entre os negros, o papel dos libertos, a intersecção entre religião e identidade étnica.

Escravidão e suas sombras

Escravidão e suas sombras

Autor: João José Reis , Elciene Azevedo

Número de Páginas: 369

A obra reúne ensaios escritos pelos membros do grupo de pesquisa Escravidão e invenção da liberdade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia. Constituído por nove capítulos, sendo um deles escrito por João José Reis, um dos organizadores do livro, Escravidão e suas sombras traz temas como violência do tráfico de escravos e rituais africanos, reunidos em histórias que permitem uma leitura plural, transigente e aberta sobre os personagens e as instituições que compuseram a paisagem da escravidão e da liberdade no Brasil.

A escrava

A escrava

Autor: Maria Firmina Dos Reis

Número de Páginas: 158

"A escrava" consiste em uma seleção de textos em prosa e poemas de Maria Firmina dos Reis (1822–1917), considerada a primeira romancista negra da história da literatura brasileira. Estão presentes o conto "A escrava", de 1887, a novela "Gupeva", de 1861, e 32 poemas: dos quais 29 foram extraídos entre os 56 de Cantos à beira-mar (1871), dois da antologia Parnaso maranhense (1861), e o famoso "Hino à liberdade dos escravos", originalmente escrito para ser cantado e acompanhado por instrumentos musicais. Nesta antologia, apresentam-se alguns dos principais elementos que caracterizam a literatura da escritora: a situação dos escravizados, que passam a ter protagonismo nas narrativas, o papel da mulher na sociedade, as condições dos povos indígenas, um sentimentalismo romântico amoroso e a exaltação da terra.

Laguna antes de 1880

Laguna antes de 1880

Autor: João Leonir Dall'alba

Número de Páginas: 190
Ganhadores

Ganhadores

Autor: João José Reis

Número de Páginas: 456

Um retrato original da Bahia no século XIX, num livro cheio de movimento e vozes, sobretudo da gente negra. Em Ganhadores, o historiador João José Reis reconstitui a história dos negros de ganho, ou ganhadores, protagonistas de uma insólita greve que paralisou o transporte na capital baiana durante vários dias em 1857. Esses trabalhadores escravizados, libertos ou livres, todos africanos ou seus descendentes, se organizavam em grupos de trabalho e percorriam a cidade de cima a baixo fazendo todo tipo de serviço, sobretudo o carrego de pessoas e objetos ou a venda de alimentos e outras mercadorias. Em 1857, porém, a Câmara Municipal baixou uma postura impondo-lhes medidas que combinavam arrocho fiscal e controle policial. Mas os ganhadores, que já viviam dia e noite sob a vigilância e a violência de autoridades, senhores e "cidadãos de bem", não se deixariam abater. O resultado foi a primeira mobilização grevista no Brasil a paralisar todo um setor vital da economia urbana. Baseado em ampla investigação em documentos escritos, impressos e iconográficos, Ganhadores é um livro revelador e essencial para se compreender a intrincada rede de relações sociais,...

Úrsula e outras obras

Úrsula e outras obras

Autor: Maria Firmina Dos Reis , Edições Câmara

A Edições Câmara traz mais um volume da série Prazer de Ler, a coletânea com as obras de Maria Firmina dos Reis, primeira escritora negra de que se tem notícia em nossa literatura e pioneira na denúncia da opressão a negros e mulheres no Brasil do século XIX.

Escravidão negra no Brasil

Escravidão negra no Brasil

Autor: Suely Robles Reis De Queiroz

Número de Páginas: 100
Barganhas e querelas da escravidão

Barganhas e querelas da escravidão

Autor: Gabriela Dos Reis Sampaio , Lisa Earl Castillo , Wlamyra Albuquerque

Barganhas e querelas da escravidão é composto por capítulos escritos por membros do Grupo de Pesquisa Escravidão e Invenção da Liberdade e resultam de investigações sobre tráfico de escravos, alforria e liberdade. A obra reúne textos que evidenciam tradições, tendências e caminhos da historiografia contemporânea sobre escravidão e liberdade.

Reis negros no Brasil escravista

Reis negros no Brasil escravista

Autor: Marina De Mello E Souza

Número de Páginas: 400

Analisa as congadas, sua constituição e difusão, considerando a natureza dos contatos entre Portugal e o reino do Congo do século XVI ao XIX, as características do tráfico transatlântico de escravos e da criação, por parte dos africanos e seus descendentes, de novos laços sociais e expressões culturais no contexto da sociedade escravista.

Inventarios e testamentos

Inventarios e testamentos

Autor: São Paulo (brazil : State). Departamento Do Arquivo Do Estado

Número de Páginas: 530
Um Escravo de Reis

Um Escravo de Reis

Autor: Dodie Bishop

Número de Páginas: 403

Florença, 1677. Enquanto Sam assume uma nova identidade como parte da família Cardinale de sua mãe, Raphael apresenta sua nova família à sua família Florentina, apenas para descobrir revelações que mudam sua vida. Enquanto isso, em Londres, Noah busca vingança contra aqueles por trás do atentado contra a vida de Sam, e Susannah involuntariamente confirma ao Duque de Monmouth que Sam está vivo. Raphael finalmente descobrirá por que seu pai parece desprezá-lo e Susannah poderá enfrentar seus piores medos? Para Sam, Florença oferece segurança após seu encontro com a morte na Jamaica... mas seus inimigos já estão se aproximando? Um fascinante mistério histórico ambientado na Europa do século Dezessete, Um Escravo de Reia é o terceiro romance da série 'Silêncio e Sombras' de Dodie Bishop.

Revista trimensal do Instituto historico, geographico e ethnographico do Brazil

Revista trimensal do Instituto historico, geographico e ethnographico do Brazil

Autor: Instituto Histórico E Geográfico Brasileiro

Número de Páginas: 304
O tráfico de escravos nos rios de Guiné e ilhas de Cabo Verde (1810-1850)

O tráfico de escravos nos rios de Guiné e ilhas de Cabo Verde (1810-1850)

Autor: António Carreira

Número de Páginas: 62
A Transição da Mão de Obra no Sul de Minas

A Transição da Mão de Obra no Sul de Minas

Autor: Fábio Francisco Castilho

Número de Páginas: 200

Esta obra tem por objetivo problematizar o discurso da elite regional do sul de Minas nos periódicos locais acerca da transição da mão de obra. O autor aborda o papel da imprensa regional e o seu posicionamento político diante das diferentes opções aventadas para nova organização do mundo do trabalho num período de intensas transformações, analisando jornais de diferentes facções políticas; conservadores, liberais e republicanos; que apresentaram diferentes posturas frente às transformações no mundo do trabalho. Desta forma, forma-se um panorama sobre como a elite proprietária oscilou entre os diferentes projetos para solucionar a crise da mão de obra.

Pedro Gomes Simões

Pedro Gomes Simões

Autor: Virgínia De Jesus Fontoura

Número de Páginas: 402

Esta obra é resultado de um trabalho de investigação desenvolvido a partir da consulta ao Arquivo Paroquial da Igreja de São Pedro de Miragaia. O título de “homem de negócios” vai ao encontro do auto-retrato traçado por Pedro Gomes Simões, após o regresso à Metrópole. Foi durante o Consulado Pombalino que as suas actividades, económica e financeira, atingiram o seu auge. É mais um caso típico referenciado na emigração para o Brasil no século dezoito. Oriundo de Barcelos, de família com algumas posses, Pedro Gomes Simões emigrou ainda adolescente, levando na bagagem conhecimentos e preparação para poder singrar no comércio. Em Minas Gerais (particularmente no Cerro Frio) e no Rio de Janeiro, dedicou-se à exploração do ouro e diamantes e à actividade comercial.

Revista do Museu Júlio de Castilhos e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul

Revista do Museu Júlio de Castilhos e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul

Autor: Museu Júlio De Castilhos

Número de Páginas: 1050
Sin imagen

Famílias escravas em Angra dos Reis, 1801-1888

Em Angra dos Reis, a população local, na primeira metade do século XIX, dedicava-se ao autoconsumo e ao mercado interno. Desenvolveram-se o comércio e os transportes, pois seus portos foram um dos principais meios de escoamento do café do vale do Paraíba fluminense e paulista, dinamizando a vida econômica. Entretanto, ao longo da segunda metade do Oitocentos, instalou-se, gradativamente, um quadro de transformações econômicas e demográficas, resultante do término do tráfico de escravos e da diminuição do movimento portuário em função da chegada da estrada de Ferro D. Pedro II ao vale. Diante desse panorama, analisamos as características e o grau de estabilidade das famílias escravas, entre 1801 e 1888, e de que forma foram atingidos na segunda metade do século XIX. Tais reflexões tiveram como parâmetro os dois núcleos básicos familiares: os formados pelo casal sem ou com filhos e aqueles constituídos por mães solteiras e filhos. As fontes principais utilizadas foram os inventários post-mortem e os registros de batismo e de casamento. Avaliamos, também, temas como, o matrimônio, a maternidade, o intercurso sexual, as famílias extensas, as famílias...

7 Melhores Contos - Autores Negros

7 Melhores Contos - Autores Negros

Autor: Machado De Assis , Lima Barreto , José Do Patrocínio , Maria Firmina Dos Reis , Cruz E Souza , Luiz Gama , Gonçalves Dias , August Nemo

Número de Páginas: 101

A coleção 7 Melhores Contos - Especial traz o melhor da literatura, organizada em antologias temáticas. Neste volume, trazemos uma seleção de contos de autores negros do Brasil. Além dos contos de nomes como Maria Firmina dos Reis e Lima Barreto, neste livro você também encontrará poesia e ensaios, como do abolicionista José do Patrocínio. Este livro tem os seguintes contos: - A escrava de Maria Firmina dos Reis; - Gupeva de Maria Firmina dos Reis; - O homem que sabia javanês de Lima Barreto; - A Nova Califórnia de Lima Barreto; - Pai contra mãe de Machado de Assis; - O caso da vara de Machado de Assis; - À Neném de Cruz e Souza. E ainda conteúdo extra dos autores Luiz Gama, José do Patrocínio e Gonçalves Dias. Não deixe de conferir os outros livros desta coleção!

CANTOS A BEIRA-MAR

CANTOS A BEIRA-MAR

Autor: Maria Firmina Dos Reis

Número de Páginas: 115

Maria Firmina dos Reis (1822-1917), foi uma professora e escritora maranhense. Mulher negra, foi a primeira romancista brasileira. Em 1859, publicou Úrsula, o único romance abolicionista de autoria feminina em todo o mundo lusófono no período. Seu legado, esquecido por mais de um século, inclui também contos, poemas e músicas. Neste ebook, o leitor conhecerá dois de seus melhores trabalhos em verso e prosa: o conto A Escrava, publicado em 1887, um ano antes da abolição e a antologia Cantos a Beira-Mar coletânea de belíssimos poemas que mostram toda a inquietação e sensibilidade de Maria Firmina dos Reis.

A Escrava Isaura

A Escrava Isaura

Autor: Bernardo Guimarães

Número de Páginas: 152

Um dos maiores clássicos da literatura brasileira, reconhecido mundialmente pela novela realizada um século depois, este romance de 1875 narra a história da mulata clara Isaura, moça boa e inocente, admirada por todos e invejada pelas concorrentes. Fruto do desejo de Leôncio, herdeiro da fazenda onde vive, Isaura perde todas as esperanças de ser libertada, como a mãe de Leôncio havia prometido. Mesmo sofrendo a pressão de sua mulher Malvina, Leôncio faz de tudo para não libertar Isaura, inclusive rejeitando os dez contos de réis que Miguel, pai de Isaura, havia conseguido juntar com dificuldade para comprar a liberdade da filha. Mas este preço foi definido pelo pai de Leôncio, que não cumpriu a promessa quando do falecimento de seu pai. Sucesso de público e de crítica, esta história de amor, desejo e sofrimento é fundamental dentro da história da literatura brasileira do século XIX.

Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação

Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação

Autor: Valéria Gomes Costa , Isabel Cristina Ferreira Dos Reis , Flavia Fernandes De Souza , Eduardo França Paiva , Camillia Cowling , Antonio Liberac Cardoso Simões Pires , Luciano Figueiredo , Marcelo Paixão , Solange P. Rocha , Sandra Sofia Machado Koutsoukos , Sandra Lauderdale Graham , Petrônio Domingues , Paulo Roberto Staudt Moreira , Mary C. Karasch , Maria Helena P. T . Machado , Maria Cristina Cortez Wissenbach , Adriana Dantas Reis

Número de Páginas: 320

Como foi a participação das mulheres cativas na sociedade escravista e nas primeiras décadas da pós-emancipação? Como protestaram mirando a escravidão e contrariando a ideia de que aceitaram com passividade a opressão imposta? Os ensaios desta coletânea, que abrange os séculos 18 a 20, constituem um quadro amplo e fascinante das experiências das mulheres africanas, crioulas, cativas e forras.

7 Melhores Contos - Escritoras Brasileiras e Portuguesas

7 Melhores Contos - Escritoras Brasileiras e Portuguesas

Autor: Júlia Lopes De Almeida , Maria Firmina Dos Reis , Florbela Espanca , Ana De Castro Osório , Maria Amália Vaz De Carvalho , Délia , Carmen Dolores

Número de Páginas: 81

A coleção 7 Melhores Contos - Especial traz o melhor da literatura, organizada em antologias temáticas. Neste volume, trazemos uma seleção de autoras, brasileiras e portuguesas. Este livro tem os seguintes contos: - A Escrava de Maria Firmina dos Reis; - O Dominó Preto de Florbela Espanca; - Lição Póstuma de Carmen Dolores; - Os Porcos de Júlia Lopes de Almeida; - A Ama de Délia; - Dezoito Anos de Ana de Castro Osório; - A cigana de Maria Amália Vaz de Carvalho. Não deixe de conferir os outros livros desta coleção!

Sin imagen

Famílias escravas em Angra Dos Reis, 1801-1888

Autor: Marcia Cristina Roma De Vasconcellos

Número de Páginas: 273

Em Angra dos Reis, a população local, na primeira metade do século XIX, dedicava-se ao autoconsumo e ao mercado interno. Desenvolveram-se o comércio e os transportes, pois seus portos foram um dos principais meios de escoamento do café do vale do Paraíba fluminense e paulista, dinamizando a vida econômica.Entretanto, ao longo da segunda metade do Oitocentos, instalou-se, gradativamente, um quadro de transformações econômicas e demográficas, resultante do término do tráfico de escravos e da diminuição do movimento portuário em função da chegada da estrada de Ferro D. Pedro II ao vale.Diante desse panorama, analisamos as características e o grau de estabilidade das famílias escravas, entre 1801 e 1888, e de que forma foram atingidos na segunda metade do século XIX. Tais reflexões tiveram como parâmetro os dois núcleos básicos familiares: os formados pelo casal sem ou com filhos e aqueles constituídos por mães solteiras e filhos. As fontes principais utilizadas foram os inventários post-mortem e os registros de batismo e de casamento. Avaliamos, também, temas como, o matrimônio, a maternidade, o intercurso sexual, as famílias extensas, as famílias...

Liberdade por um fio

Liberdade por um fio

Autor: João José Reis , Flávio Dos Santos Gomes

Número de Páginas: 522
Domingos Sodré, um sacerdote africano

Domingos Sodré, um sacerdote africano

Autor: João José Reis

Número de Páginas: 468
Escravidão e invenção da liberdade

Escravidão e invenção da liberdade

Autor: João José Reis

Número de Páginas: 360
Barões e escravos do café

Barões e escravos do café

Autor: Sonia Sant'anna

Número de Páginas: 184

Abrangendo 124 anos da história do Vale do Paraíba, esta novela histórica revive o tráfico negreiro, a triste vida nas senzalas, a campanha abolicionista, o apogeu e a decadência dos barões do café. Tudo isso a partir de personagens reais, conhecidos ou não da História, como Mariana das Neves e seus descendentes, a negra Laura, companheira de um barão do café, Tiradentes, o delator Silvério dos Reis e seu sogro, o duque de Caxias, Manoel Congo, escravo que liderou um levante, e os abolicionistas Joaquim Nabuco e Luis Gama.

Últimos livros procurados