
Revista Trip. Um olhar criativo para a diversidade, em reportagens de comportamento, esportes de prancha, cultura pop, viagens, além dos ensaios de Trip Girl e grandes entrevistas
Estes atos novamente trouxeram grande revolta e descontentamento entre a população americana. À medida que as tensões entre as Treze Colônias e o Reino Unido aumentavam, o governo britânico decidiu enviar mais tropas, que passaram a ocupar Nova Iorque e Boston.
Ainda que sejam numerosos os estudos e as hipóteses em relação ao «invento» da moeda, ninguém acertou ainda em dar uma resposta definitiva. Naturalmente, a importância de um sistema de intercâmbio tão difundido, que promoveu contatos, relações comerciais e circulação de ideias entre os povos, é objeto de debates e se presta à criação de lendas e mitos.Muitos fazem remontar as primeiras moedas de ouro a Creso, rei de Lídia no século VI a.C. A riqueza de Creso tornou-se lendária, e a lenda, como acontece sempre, contém um fundo de verdade: A Lídia, uma região da atual Turquia asiática, encontra-se numa posição privilegiada porque atua como ponte entre o Oriente e o Ocidente. Além do mais, é muito rica em minas de ouro, como lembra Heródoto, grande historiador do século V a.C: «Quanto as maravilhas são dignas de serem lembradas, Lídia não possui muitas em comparação com outros países, exceto as fibras de ouro que provêm do Tmolo» (montanhas de Anatolia). Outro aspecto importante no apoio desta tese é que a Lídia tem pouco terreno cultivável: seus habitantes dedicaram-se desde muito cedo ao comércio, primeiro em forma de troca, e depois,...
O Império dos Incas Os incas tinham um exército muito bem treinado e organizado. Quando conquistavam um lugar, o povo era submetido à tributação pela qual prestavam serviços designados pelos conquistadores. Os incas encorajavam as pessoas a se juntarem ao império e quando isto ocorria eram sempre bem tratadas. Serviços postais eram então estabelecidos por mensageiros (chasquis) que entregavam mensagens oficiais entre as maiores cidades.
A disposição dos prédios, a excelência do trabalho e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, destacando a grande capacidade daquela sociedade. No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. Segundo a história inca, tudo planejado para a passagem do deus sol.
Estes textos cobrem o período que vai do descobrimento até a formação dos estados latino-americanos e apresentam uma análise do conteúdo desses processos. Também possuem uma crítica historiográfica importante para o desenvolvimento do debate sobre temas fundamentais da história subcontinental.
Alva é uma história em que se justapõem, ora paralelos ora divergentes, o discurso sobre a aventura humana e o discurso sobre o amor. Uma mulher e um homem que ultrapassaram há muito a juventude e procuram o sentido da vida em cenários intemporais da Ásia e da América Latina, e perseguem simultaneamente a felicidade possível e o prazer numa relaçao desigual, em que o diálogo sobre a história alterna com o diálogo dos corpos numa tensa descida às raízes do sexo. Na acção, que transcorre no Afeganistao em guerra, na Índia, no Peru e no México, o tempo de civilizações mortas sobrepõe-se quase permanentemente à movimentaçao das duas personagens, estabelecendo uma ponte entre o passado, o significado das opções que determinam o caminhar do homem e a ideia de revoluçao.
Como se formam as civilizações? O que leva o homem a abandonar a vida nômade em troca de uma sociedade organizada? Como se desenvolvem as ciências, as leis e as artes? Neste romance, Alexandre Raposo conta a história das misteriosas civilizações megalíticas que povoaram os Andes durante milhares de anos, antes da conquista espanhola. O livro narra em detalhes a ascensão, esplendor e queda do Império Inca, como foi testemunhada pelo personagem Lloque Uiracocha - conselheiro do líder guerrilheiro Manco Inca. Através dele, começa a ser registrada para a posteridade as coisas que fez e viu nos anos dourados do Império Inca, dando ao leitor uma visão panorâmica da turbulenta história da América Pré-Colombiana.
Ver Opções