Diario Do Estado

Baixar livros completos gratuitos em formato PDF e EPUB

Procure o seu livro:

Número total de livros encontrados: 40 para sua pesquisa Aproveite sua leitura!
Manifesto Comunista / Teses de abril

Manifesto Comunista / Teses de abril

Autor: Karl Marx , Friedrich Engels , Vladímir I. Lênin

Número de Páginas: 120

A Revolução Russa de 1917 transformou o Manifesto Comunista no texto fundamental para socialistas em todo o mundo. No centenário do evento que marcou o século XX, esse volume coloca a obra mais famosa de Marx e Engels ao lado de outro texto clássico, Teses de abril, o manifesto revolucionário de Lênin que eleva a política a uma forma de arte. Essa edição comemorativa apresenta ainda textos introdutórios de Tariq Ali, contextualizando o período em que o Manifesto foi redigido – às vésperas das revoluções de 1848 – e traçando sua influência sobre as Teses de abril, texto que por sua vez daria novo fôlego ao Manifesto Comunista. "Lênin compreendia Marx melhor do que a maioria dos dirigentes políticos de sua época. Em abril de 1917, entre as duas revoluções que transformaram a Rússia tsarista durante a primeira guerra imperialista, o bolchevique escreveu uma série de teses baseadas na teoria marxista, exortando seu partido a fazer os preparativos necessários para uma revolução social – teses estas que estão incluídas na parte final deste livro. Por outro lado, sem a Revolução Russa de novembro de 1917, o Manifesto Comunista – que abre o volume...

Manifesto Comunista

Manifesto Comunista

Autor: Karl Engels, Friedrich Marx

Número de Páginas: 274

No final de fevereiro de 1848, foi publicado em Londres um pequeno panfleto que acabaria por se tornar o documento político mais importante de todos os tempos: o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Passado mais de um século e meio, a atualidade e o vigor deste texto continuam reconhecidos por intelectuais das mais diversas correntes de pensamento.A Boitempo Editorial utilizou, com alguns ajustes ortográficos, a tradução feita por Álvaro Pina a partir da edição alemã de 1890, prefaciada e anotada por Engels. O cotejo foi feito de forma minuciosa com as principais edições inglesa, francesa e italiana, confrontadas com duas edições brasileiras anteriores.Além do Manifesto Comunista em si, o volume traz ainda a reflexão de seis especialistas sobre as múltiplas facetas desta que é, ainda hoje, a obra política mais lida e difundida em todo o mundo. Com organização de Osvaldo Coggiola, o livro tem ensaios de Antonio Labriola, Jean Jaurès, Leon Trotsky, Harold Laski, Lucien Martin e James Petras. A edição compila ainda sete prefácios de Marx e Engels à obra, feitos em diferentes períodos.

Manifesto comunista

Manifesto comunista

Autor: Karl Marx , Friedrich Engels

Número de Páginas: 256

No final de fevereiro de 1848, foi publicado em Londres um pequeno panfleto que acabaria por se tornar o documento político mais importante de todos os tempos: o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Passado mais de um século e meio, a atualidade e o vigor deste texto continuam reconhecidos por intelectuais das mais diversas correntes de pensamento. A Boitempo Editorial utilizou, com alguns ajustes ortográficos, a tradução feita por Álvaro Pina a partir da edição alemã de 1890, prefaciada e anotada por Engels. O cotejo foi feito de forma minuciosa com as principais edições inglesa, francesa e italiana, confrontadas com duas edições brasileiras anteriores. Além do Manifesto Comunista em si, o volume traz ainda a reflexão de seis especialistas sobre as múltiplas facetas desta que é, ainda hoje, a obra política mais lida e difundida em todo o mundo. Com organização de Osvaldo Coggiola, o livro tem ensaios de Antonio Labriola, Jean Jaurès, Leon Trotsky, Harold Laski, Lucien Martin e James Petras. A edição compila ainda sete prefácios de Marx e Engels à obra, feitos em diferentes períodos.

O Manifesto Comunista

O Manifesto Comunista

Autor: Marx , Engels

Número de Páginas: 82

Versão integral do Manifesto comunista. O Manifesto Comunista, originalmente denominado Manifesto do Partido Comunista foi publicado pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1848, é historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela Liga dos Comunistas e escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propósitos da Liga. O Manifesto Comunista foi escrito no meio do grande processo de lutas urbanas das Revoluções de 1848, chamadas também de Primavera dos Povos, um processo revolucionário de quase um ano que atingiu os principais países Europeus e é uma análise da Revolução Industrial contemporânea a ela. Duas de suas maiores reivindicações foram reformas sociais: a conquista da diminuição da jornada diária de trabalho de doze para dez horas e o voto universal, embora apenas para os homens. É um texto fundamental, com função determinante na formação de lideranças das revoluções socialistas que eclodiram no século XX, como na Rússia, China, Camboja, Vietnã e Cuba. Inclui texto de Leon Trotsky sobre os 90 anos do Manifesto Comunista

Manifesto Comunista

Manifesto Comunista

Autor: Karl Marx , Friedrich Engels

Número de Páginas: 89

A Europa do século XIX foi cenário de importantes revoluções sociais, políticas e econômicas, que repercutiriam pelos séculos afora, no embalo da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. A Europa do século XIX foi marcada pela revolta de proletários que, em diversos centros urbanos, lutavam por melhores condições de vida. Na Inglaterra, o movimento cartista produziu a "Carta do Povo", uma tentativa de definir as reivindicações de milhares de trabalhadores das fábricas da Europa. Em pouco tempo, novas iniciativas surgiram, como respostas à situação de extrema exploração do proletariado europeu. Revoltas se tornaram frequentes, até desembocarem na Comuna de Paris, que em 1871 abalará as estruturas de poder da França. É nesse contexto que surge o Manifesto Comunista, de Marx e Engels, solicitado pela Liga dos Justos – uma organização de operários alemães exilados em Londres. Propondo uma revolução proletária, o Manifesto submete à crítica o sistema capitalista de exploração e o Estado liberal, denunciado como mecanismo de opressão da burguesia contra o proletariado. Afastando-se das concepções idealistas, que pugnavam pela reforma do...

Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista

Autor: Karl Marx E Friedrich Engels

Número de Páginas: 60

Em fevereiro de 1848, foi publicado em Londres um pequeno panfleto que acabaria por se tornar o documento político mais importante de todos os tempos: o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Passado mais de um século e meio, a atualidade e o vigor deste texto continuam reconhecidos por intelectuais das mais diversas correntes de pensamento, e sendo usado por muitos políticos do mundo.

Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista

Autor: Friedrich Engels Karl Marx

Número de Páginas: 162

Esta é a obra mais difundida e mais internacional de toda a literatura socialista, o programa comum de milhões de operários de todos os países, da Sibéria à Califórnia, escreve Engels no prefácio à edição alemã de 1890. Seus princípios nortearam a ação de inumeráveis organizações políticas, inspiraram revoluções e incorporaram-se à cultura política do mundo contemporâneo.

O Manifesto Comunista de Marx e Engels

O Manifesto Comunista de Marx e Engels

Autor: David Boyle

Número de Páginas: 131

Em 1848, a Europa atravessava uma profunda convulsão social, marcada sobretudo pela eclosão de movimentos operários. Para orientar a ação dos trabalhadores, Karl Marx e Friedrich Engels elaboraram um documento que definia com clareza o comunismo. Surgia assim o "Manifesto comunista", que logo se tornou o panfleto mais lido na história. Versão integral do "Manifesto Comunista". Efeitos imediatos e de longo prazo sobre as lutas sociais da segunda metade do século XIX. O papel desempenhado nas grandes revoluções do século XX. Ricamente ilustrado com fotos, pinturas, desenhos e fac-símiles.

Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista

Autor: Karl Marx

Número de Páginas: 44

O Manifesto do Partido Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei, por seu título em alemão), muitas vezes chamado simplesmente de Manifesto Comunista, é um dos tratados políticos mais influentes da história. É um manifesto encomendado pela Liga dos Comunistas a Karl Marx e Friedrich Engels entre 1847 e 1848 e publicado pela primeira vez em Londres em 21 de fevereiro de 1848. É um texto inicial de Marx e Engels, no Os fundamentos do marxismo já estão refletidos, incluindo a concepção materialista da história. No entanto, ainda é anterior ao desenvolvimento da economia marxista, bem como eventos históricos que tornariam obsoletos alguns aspectos do manifesto, segundo Marx e Engels. O texto começa desenvolvendo a concepção materialista de que a história da sociedade humana é uma história de lutas de classes opressivas e classes oprimidas, e que na sociedade atual a humanidade tende a ser dividida entre duas classes antagônicas: burguesia e proletariado.

Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels no século XXI

Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels no século XXI

Autor: Alex Lombello Amaral

Número de Páginas: 134

O que mudou desde 1848, quando foi publicado o Manifesto Comunista? O que se confirmou? Em uma linguagem simples o historiador Alex Lombello Amaral comenta o Manifesto Comunista quase parágrafo por parágrafo, e ilustra seus comentários com gráficos. O autor não teve pejo de contestar ou confirmar o Manifesto quando isso foi possível.

Manifesto Do Partido Comunista

Manifesto Do Partido Comunista

Autor: Karl Marx , Friedrich Engels

Número de Páginas: 54

O Manifesto Comunista (Das Kommunistische Manifest), originalmente denominado Manifesto do Partido Comunista (em alemao: Manifest der Kommunistischen Partei), publicado pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1848, e historicamente um dos tratados politicos de maior influencia mundial. Comissionado pela Liga dos Comunistas e escrito pelos teoricos fundadores do socialismo cientifico Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propositos da Liga.1 O Manifesto Comunista foi escrito no meio do grande processo de lutas urbanas das Revolucoes de 1848, chamadas tambem de Primavera dos Povos, um processo revolucionario de quase um ano que atingiu os principais paises Europeus. Duas de suas maiores reivindicacoes foram reformas sociais, onde se conquista a diminuicao da jornada diaria de trabalho de 12 para dez horas e o voto universal, embora apenas para os homens."

Sin imagen

O manifesto comunista

Autor: Karl Marx , Friedrich Engels

Número de Páginas: 67

'O Manifesto Comunista', de Karl Marx e Friedrich Engels ganha outros contornos nesta obra, quando o capitalismo se encarrega de reimpor o império das relações mercantis, estendendo a todos os rincões do mundo o domínio do capital e, com ele, a luta de classes. A leitura do Manifesto serve como chave para compreender a história dos homens numa virada de século.

A atualidade do manifesto comunista

A atualidade do manifesto comunista

Autor: Slavoj Zizek

Número de Páginas: 88

O comunismo hoje não é o nome de uma solução, mas o nome de um problema, o problema dos bens comuns em todas as suas dimensões – os bens comuns da natureza como a substância de nossa vida, o problema de nossos bens comuns biogenéticos, o problema de nossos bens comuns culturais ("propriedade intelectual") e, por último, mas não menos importante, os bens comuns como o espaço universal da humanidade a partir do qual ninguém deve ser excluído. Seja qual for a solução, ela terá que lidar com esses problemas. (Trecho da obra)

Sin imagen

Manifesto do partido comunista

Autor: Karl Marx

Número de Páginas: 144

Nesta obra se afirma que o que move a história é a luta de classes e expõe o programa político dos comunistas após a tomada do poder. O texto observa que o poder só pode ser atingido pela derrubada do Estado burguês e pela união dos proletários de todos os países.

O manifesto do partido comunista

O manifesto do partido comunista

Autor: Friedrich Engels , Karl Marx

Número de Páginas: 160

Esta é "a obra mais difundida e mais internacional de toda a literatura socialista, o programa comum de milhões de operários de todos os países, da Sibéria à Califórnia", escreve Engels no prefácio à edição alemã de 1890. Seus princípios nortearam a ação de inumeráveis organizações políticas, inspiraram revoluções e incorporaram-se à cultura política do mundo contemporâneo.

Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista

Autor: Karl Marx , Friedrich Engels

Número de Páginas: 112

Este é um dos tratados políticos de maior influência na História. Em 1848, data de sua publicação, revoluções varriam a Europa. Correntes nacionalistas, socialistas, liberais e democráticas levantavam-se contra regimes monárquicos e autocráticos, e foi o Manifesto a expressão máxima do programa e propósitos da Liga dos Comunistas no período. Fazem parte do Manifesto importantes bandeiras defendidas pela Liga nas revoluções, como a diminuição das jornadas de trabalho de doze para dez horas e o voto universal – mas ainda sem contemplar o sufrágio feminino. Após a prisão dos membros da Liga dos Comunistas e sua dissolução, o Manifesto do Partido Comunista manteve-se esquecido por longos anos. Ainda assim, tornou-se um dos textos mais lidos em todo o mundo. Ao longo da História, poucos documentos resistiram tanto ao tempo, mantiveram-se tão atuais e influenciaram tantas pessoas quanto esta obra.

O cordel do Manifesto Comunista

O cordel do Manifesto Comunista

Autor: Medeiros Braga

Número de Páginas: 76
Sin imagen

Manifesto do Partido Comunista

Autor: Karl Marx , Friedrich Engels

Número de Páginas: 112

'O Manifesto do Partido Comunista' é uma contundente análise das relações existentes entre trabalho e capital. Escrito em 1848, por Karl Marx e Friedrich Engels, com o propósito de esclarecer ao grande público as propostas comunistas, seus argumentos desmantelam a ideologia capitalista, demonstrando os enganos a que esta induz nações inteiras, apenas para garantir e perpetuar a diferença de classes e a má distribuição da riqueza.

Manifesto del Partito Comunista

Manifesto del Partito Comunista

Autor: Karl Marx , Friedrich Engels

Número de Páginas: 65
O direito à preguiça

O direito à preguiça

Autor: Paul Lafargue

Número de Páginas: 336

"Uma estranha loucura se apodera das classes trabalhadoras das nações onde reina a civilização capitalista. Essa loucura traz em seu rastro misérias individuais e sociais que, durante séculos, torturaram a triste humanidade. Essa loucura é o amor ao trabalho, a paixão moribunda pelo trabalho, levada ao ponto da exaustão das forças vitais do indivíduo..." Direito à Preguiça é, depois do próprio Manifesto Comunista, o texto marxista mais popular do século XIX. Paul Lafargue, o genro cubano de Karl Marx, completa a palavra de ordem lançada pelo sogro: trabalhadores de todo o mundo, unam-se e trabalhem menos! O clássico que, com humor e erudição, demoliu a chamada "ética do trabalho" em uma edição anotada e com o também já clássico prefácio de Marilena Chaui.

Esboço para uma crítica da economia política

Esboço para uma crítica da economia política

Autor: Friedrich Engels

Número de Páginas: 296

Diversos autores e intelectuais apontaram Friedrich Engels como o primeiro marxista. Enquanto Karl Marx ainda focava seus combates na filosofia, o jovem Engels publicava "Esboço para uma crítica da economia política", texto que dá título a esta obra e é considerado o embrião da crítica da economia política, que seria desenvolvida mais tarde por Karl Marx e encontraria seu máximo desenvolvimento em O capital. Além do artigo citado, outros dez compõem a coletânea, sendo oito inéditos em português. Aos artigos compilados por José Paulo Netto, escritos durante a juventude de Engels – de 1839, quando tinha dezenove anos, a 1847, véspera da redação do Manifesto Comunista –, soma-se um relato de viagem que o autor fez a pé da França à Suiça. Registram-se ali seu vibrante bom humor e o contato com os camponeses que lhe permitiu prever a ascensão de Luís Bonaparte. Netto também assina a apresentação, que faz um belíssimo resumo biográfico de Engels à época, sua formação e seu encontro e colaboração com Karl Marx ao longo da vida, além de uma detalhada contextualização da produção do período, por meio de vastas notas de rodapé com indicações...

Friedrich Engels

Friedrich Engels

Autor: Gustav Mayer

Número de Páginas: 336

Publicada pela primeira vez no Brasil e escrita pelo alemão Gustav Mayer, esta biografia traz um poderoso relato sobre a vida e obra de Friedrich Engels (1820-1895), um dos criadores do socialismo científico. Passando pelos principais eventos de sua vida, Mayer descreve a infância de Engels, sua vida na academia, seu rompimento com a democracia burguesa, seu encontro e amizade com Karl Marx e a importante publicação de O manifesto comunista em 1848. O biógrafo também traz nuances de sua relação com a família, seu trabalho na indústria, publicações e organizações para qual escreveu e militou, até sua morte em Londres aos 75 anos. Publicado originalmente em 1930, em dois tomos, Mayer apresentou em língua inglesa uma segunda versão da biografia em 1936, mais acessível e enxuta. É essa a versão que chega ao Brasil, em comemoração ao bicentenário de Engels, comemorado dia 28 de novembro de 2020.

O Estado E A Revolução

O Estado E A Revolução

Autor: V Lênin

Número de Páginas: 174

A questão do Estado assume, em nossos dias, particular importância, tanto do ponto de vista teórico como do ponto de vista política prática. A guerra imperialista acelerou e avivou ao mais alto grau o processo de transformação do capitalismo monopolizador em capitalismo monopolizador de Estado. A monstruosa escravização dos trabalhadores pelo Estado, que se une cada vez mais estreitamente aos onipotentes sindicatos capitalistas, atinge proporções cada vez maiores. Os países mais adiantados se transformam (referimo-nos à retaguarda desses países) em presídios militares para os trabalhadores. Os inauditos horrores e o flagelo de uma guerra interminável tornam intolerável a situação das massas e aumentam a sua indignação. A revolução proletária universal está em maturação e a questão das suas relações com o Estado adquire, praticamente, um caráter de atualidade. Os elementos de oportunismo, acumulados durante dezenas de anos de relativa paz criaram a corrente de social-patriotismo que predomina nos partidos socialistas oficiais do mundo inteiro. Essa corrente (Plekhanov,Potressov, Brechkovskaia, Rubanovitch e, depois, sob uma forma ligeiramente velada,...

Marx em 90 Minutos

Marx em 90 Minutos

Autor: Paul Strathern

Número de Páginas: 76

Segundo o autor desta obra, a figura barbuda do autor de 'Manifesto comunista' e 'O capital', que influenciaram gerações, tinha o espírito de um estudante descompromissado e apreciava farras. Esse é um dos diversos aspectos que pretendem ser revelados nesse volume sobre a vida e obra do filósofo que acreditava no comunismo como uma resposta para a igualdade entre os homens. A influência da filosofia de Hegel, o trabalho como jornalista, a parceria com Engels também fazem parte do perfil desse grande pensador.

Repensar Marx e os marxismos

Repensar Marx e os marxismos

Autor: Marcello Musto

Número de Páginas: 296

Desde o fim dos anos 1980 e após a dissolução da União Soviética, Karl Marx vem sendo considerado por uma parcela da intelectualidade um pensador ultrapassado, condenado ao esquecimento. A crise econômica internacional de 2008, no entanto, trouxe de volta à discussão seu extenso trabalho e sua análise do capitalismo. Em Repensar Marx e os marxismos, o italiano Marcello Musto reconstrói, com rigor textual e historiográfico, etapas da biografia intelectual de Marx ainda pouco conhecidas ou mal compreendidas, como sua formação cultural durante a juventude, os estudos de economia política, os primeiros esboços do que viria a ser os escritos de O capital, assim como a divulgação e a recepção de alguns de seus principais trabalhos como os Manuscritos econômico-filosóficos, o Manifesto comunista e os Grundrisse. O trabalho crítico e inovador realizado por Musto nos apresenta um pensador muito diferente daquele retratado durante todo o século XX por muitos de seus críticos e seguidores: "A obra de Marx abrange as mais diversas disciplinas do conhecimento humano e sua síntese representa um objetivo de difícil alcance mesmo para os estudiosos mais rigorosos. Como...

A Mulher do Dragão Vermelho

A Mulher do Dragão Vermelho

Autor: José Rodrigues Dos Santos

Número de Páginas: 570

Madina nascera no Turquestão Ocidental, estudara chinês, lera Marx, Engels e o Manifesto Comunista, pertencia ao Partido Comunista Chinês e exaltava, sempre com entusiasmo, o grande líder, no entanto não sabe ao certo porque está presa e todas as noites confessa crimes que não cometeu. Tomás de Noronha recebe uma mensagem da mulher a pedir ajuda: acabara de ser raptada juntamente com uma mulher misteriosa de lenço preto na cabeça que se autointitula Dragão Vermelho. O historiador ruma à India decidido a resgatar a sua Maria Flor e percebe que esta foi apanhada numa história demasiado perigosa. Graças a Charlie Chang, um operacional da CIA, destacado para encontrar a Dragão Vermelho, Tomás de Noronha é confrontado com uma realidade que não sabia existir. Descobre a ambiciosa e perigosa estratégia da Nova Rota da Seda, os mecanismos de vigilância e repressão que existem no país e a máxima do Partido: « wai yuan nei fang», ou seja, dissimulação. José Rodrigues dos Santos, o autor mais lido em Portugal, traz-nos um romance atual, empolgante e com um ritmo frenético que nos alerta para os perigos e contradições do mundo onde vivemos.

O capital - Livro 2 - Vol. 3

O capital - Livro 2 - Vol. 3

Autor: Karl Marx

Número de Páginas: 602

O interesse por Marx e por sua teoria no mundo inteiro é indiscutível. E é certamente O capital sua obra mais importante. É neste livro que, com plena maturidade intelectual, Marx aprofunda e sistematiza a brilhante análise crítica, já presente no Manifesto comunista, das formas de sociabilidade que caracterizam o mundo moderno. Ainda atual, o livro continua a causar impacto nos debates da chamada "ciência econômica". O capital não é simplesmente um livro de economia. Graças ao emprego do método dialético, que privilegia o ponto de vista da totalidade, a obra tem como objeto a reconstrução das principais determinações da vida social global dos homens.

O capital - Livro 3 - Vol. 4, 5 e 6

O capital - Livro 3 - Vol. 4, 5 e 6

Autor: Karl Marx

Número de Páginas: 1230

O Capital é a obra mais importante de Karl Marx, grande pensador do século XIX. É neste livro que, com plena maturidade intelectual, Marx aprofunda e sistematiza a brilhante análise crítica, já presente no Manifesto Comunista, das formas de sociabilidade que caracterizam o mundo moderno. O Capital não é simplesmente um livro de economia, tem como objeto a reconstrução das principais determinações da vida social global dos homens. Enquanto o primeiro livro de O Capital é dedicado ao processo de produção capitalista e o segundo trata do processo de circulação do capital, esta terceira parte, subdividida em três volumes, completa a teoria econômica de Marx ao conjunto do sistema capitalista. Um verdadeiro marco do pensamento socialista marxista.

Sin imagen

Cento e cinqüenta anos do Manifesto do Partido Comunista

Autor: Colóquio Internacional 150 Anos Do Manifesto Do Partido Comunista

Número de Páginas: 171
Curso livre Marx-Engels

Curso livre Marx-Engels

Autor: José Paulo Netto

Número de Páginas: 192

Em oito aulas temáticas, o guia de introdução Curso livre Marx-Engels atravessa as principais obras do marxismo, do Manifesto Comunista ao Capital, apresentando os fundamentos do pensamento de Marx e Engels e esclarecendo a origem de conceitos-chave como "fetichismo da mercadoria", "luta de classes", "proletariado", "alienação", "ideologia", "crítica da economia política", "materialismo histórico", "ditadura do proletariado", entre outros. Coordenada por José Paulo Netto, a obra conta com textos revisados e atualizados de alguns dos maiores pesquisadores do marxismo do Brasil: Alysson Leandro Mascaro, Antonio Rago Filho, Jorge Grespan, Mario Duayer, Osvaldo Coggiola, Ricardo Antunes, Ruy Braga e do próprio organizador. O livro fornece um breve papnorama didático de como ler, debater e refletir sobre a obra e o legado de Marx e Engels hoje – um arcabouço teórico que se reafirma, no atual cenário de crise global, como absolutamente incontornável para compreender e transformar nossa modernidade. A publicação é uma coedição da Boitempo em parceria com a Carta Maior e a versão em livro do tradicional Curso Livre Marx-Engels, tomando como base as aulas de IV...

Manifesto del Partito Comunista. Con saggi e contributi sull'attualità del Manifesto

Manifesto del Partito Comunista. Con saggi e contributi sull'attualità del Manifesto

Autor: Karl Marx , Friedrich Engels

Número de Páginas: 192
Anti-Dühring

Anti-Dühring

Autor: Friedrich Engels

Número de Páginas: 384

Primeira tradução direto do original em alemão. Edição completa preparada a partir dos documentos da MEGA-2. No ano em que se completam doze décadas da morte de Friedrich Engels (1820-1895), a Boitempo lança a primeira tradução direta do alemão de um de seus mais celebrados textos, A revolução da ciência segundo o senhor Eugen Dühring, mais conhecido como Anti-Dühring. Publicada em livro originalmente em 1878, a obra reúne materiais escritos entre 1877-1878 para o jornal dos social-democratas alemães, o Vorwärts. Anti-Dühring, considerado um dos melhores escritos de Engels e leitura imprescindível para a introdução ao pensamento marxiano, foi concebido como uma resposta ao também alemão Eugen Dühring, que havia criado sua própria versão do socialismo, baseada em uma teoria "autocrática" que excluía a teoria marxiana. O livro é dividido em três seções – Filosofia, Economia Política e Socialismo – e, em cada uma, Engels discute temas como moral, igualdade, liberdade, necessidade, verdades eternas, a dialética "quantidade e qualidade", teoria do poder, teoria do valor, renda fundiária, entre outros assuntos. O texto engelsiano logo converteu-se ...

Tentativas de exatidão no campo da arte

Tentativas de exatidão no campo da arte

Autor: Paul Klee

Número de Páginas: 5

Indispensável a qualquer um que se interesse por arte e pelo processo de criação de Paul Klee. A obra de Paul Klee, um dos grandes pintores modernos, torna-se ainda mais enriquecedora quando analisamos suas ideias e reflexões a respeito da criação artística e da arte moderna. Um dos célebres ensaios do pintor originalmente reunidos no livro Sobre a arte moderna e outros ensaios, publicado pela Zahar, e que revela seu pensamento sobre a função da pintura moderna; as relações que a pintura mantém com a música, a poesia, a matemática, a biologia ; as possibilidades da linha, do espaço da forma, da cor.

Manifesto del Partito Comunista

Manifesto del Partito Comunista

Autor: Friedrich Engels , Karl Marx

Número de Páginas: 110
A situação da classe trabalhadora na Inglaterra

A situação da classe trabalhadora na Inglaterra

Autor: Friedrich Engels

Número de Páginas: 384

A Boitempo Editorial, seguindo seu propósito de publicar todas as obras de Karl Marx e Friedrich Engels em traduções realizadas diretamente do alemão, lança A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, clássico de Engels e referência obrigatória na bibliografia das Ciências Sociais. Escrita em 1845, essa obra não estava disponível para o público brasileiro havia muito tempo. A nova tradução foi inteiramente cotejada e supervisionada por José Paulo Netto, que assina também o texto de apresentação. A capa, como nos demais volumes da coleção, traz ilustração de Cássio Loredano. Reconhecido pela extrema originalidade, o texto produzido pelo jovem Engels abordou, pela primeira vez, a revolução industrial como elemento central para a compreensão do controle da produção de mercadorias realizado pelo capital, além de condicionar a solução da "questão social" à supressão do padrão societário representado pela propriedade privada dos meios de produção. De forma igualmente pioneira, o autor atribui aos trabalhadores urbano-industriais o status de classe, descrevendo a dinâmica criativa que coloca o proletariado na posição de sujeito...

Últimos livros procurados