Diario Do Estado

Baixar livros completos gratuitos em formato PDF e EPUB

Procure o seu livro:

Número total de livros encontrados: 38 para sua pesquisa Aproveite sua leitura!
Além do bem e do mal

Além do bem e do mal

Autor: Friedrich Nietzsche

Número de Páginas: 256

"Além do bem e do mal" é uma das mais representativas – e portanto polêmicas – obras de Friedrich Nietzsche. Primeiro livro após "Assim falou Zaratustra", é, também, o primeiro da fase "destrutiva" do autor, que havia chegado à conclusão de que, para alcançar a verdade, todo pensador e todo artista precisa conspurcar o próprio ninho. Ou seja: em "Além do bem e do mal", o filósofo-poeta (como foi por muitos chamado) coloca em xeque toda a filosofia ocidental praticada até a sua época. Nesta obra, cujo tema é, sobretudo, a precariedade cultural e espiritual do seu tempo, Nietzsche afirma a necessidade de que, no eterno retorno da vida e da história humana, os homens se ergam, aceitando a própria finitude, ultrapassando a própria condição e vivendo soberanamente no gozo e na dor da própria verdade.

O Barroco na Paraíba: arte, religião e conquista

O Barroco na Paraíba: arte, religião e conquista

Autor: Carla Mary S. Oliveira

Número de Páginas: 131

O Barroco existente na Paraíba pode ser considerado, se contraposto ao de outras localidades, como um referencial por sua peculiaridade no universo da conquista, ocupação e dominação portuguesa no litoral nordestino. O objetivo deste trabalho é estudar as ocorrências do Barroco em território paraibano, promovendo a discussão sobre o tema e abordando aspectos durante muito tempo relegados ao esquecimento, tal como a utilização do espaço sagrado como elemento incutidor de temor religioso e de hierarquia social, a partir da distribuição de elementos arquitetônicos imponentes num meio rústico como o da Colônia. A abordagem teórica presente no livro tem como base a visão de Pierre Bourdieu sobre o alcance dos símbolos na estruturação da sociedade, o conceito durkheimiano de representações individuais e coletivas e o entendimento de Michel Foucault sobre o poder e suas relações de força dentro da sociedade. Ao esmiuçar as pinturas e os monumentos, ao interpretá-los sob uma ótica simbólica e sociológica, pa autora pretende construir uma percepção mais nítida do período colonial na Paraíba.

Uma Breve História do Brasil

Uma Breve História do Brasil

Autor: Mary Del Priore , Renato Venancio

Número de Páginas: 423

Em Uma breve história do Brasil, lançamento da Editora Planeta, Mary Del Priore e Renato Venancio percorrem a história do Brasil desde quando ainda era a ilha de Vera Cruz até os dias atuais. Através de uma abordagem precisa e rica em detalhes, os historiadores interpretam os fatos da vida nacional de forma leve e acessível. Por meio de capítulos saborosos, os autores narram quais eram os hábitos dos povos que fizeram do passado o nosso presente: o que comiam, como se vestiam, em que deuses acreditavam, o que temiam e o que amavam. A partir da descrição dessas curiosidades, abordam as estruturas política, econômica e social e sua evolução no tempo até os dias de hoje. O que nas mãos de outros autores certamente se transformaria num apanhado de complexas teorias, nas páginas de Uma breve história do Brasil é mostrado de maneira simples e direta. Reconhecida por transformar fatos históricos em deliciosas crônicas, Mary Del Priore , em parceria com Renato Venancio , deixa transparecer neste livro sua preocupação em alcançar o grande público, que, em sua opinião, quando bem informado, passa a compreender melhor a realidade na qual vivemos. Uma breve história ...

Trip

Trip

Número de Páginas: 171

Revista Trip. Um olhar criativo para a diversidade, em reportagens de comportamento, esportes de prancha, cultura pop, viagens, além dos ensaios de Trip Girl e grandes entrevistas

O Autor Paulo Henrique Camargo Rinaldi, o PH, ou melhor, o professor PH, desenvolveu, durante alguns anos, palestras destinadas a estudantes e educadores. Nelas, gosta, antes de tudo, de se apresentar. Suas palavras invariavelmente são: “O que sou? O que faço? Sou professor. Escolhi ser professor e tenho disso muito orgulho. Chamo poucas e raras pessoas de professor...

O Autor Paulo Henrique Camargo Rinaldi, o PH, ou melhor, o professor PH, desenvolveu, durante alguns anos, palestras destinadas a estudantes e educadores. Nelas, gosta, antes de tudo, de se apresentar. Suas palavras invariavelmente são: “O que sou? O que faço? Sou professor. Escolhi ser professor e tenho disso muito orgulho. Chamo poucas e raras pessoas de professor...

Autor: Luiz Gonzaga Teixeira

Número de Páginas: 330

“O tempo na Idade Média” é um livro acadêmico, escrito como um capítulo de uma tese de doutorado na USP, mas é um livro de leitura relativamente fácil, que faz um grande esforço para explicar detalhadamente e com clareza cada uma das ideias. Nós, ocidentais, nesse início de século XXI, temos uma concepção muito particular do tempo.

Mulheres negras do Brasil

Mulheres negras do Brasil

Autor: Schuma Schumaher , Erico Vital Brazil

Número de Páginas: 506
A Transição da Mão de Obra no Sul de Minas

A Transição da Mão de Obra no Sul de Minas

Autor: Fábio Francisco Castilho

Número de Páginas: 200

Esta obra tem por objetivo problematizar o discurso da elite regional do sul de Minas nos periódicos locais acerca da transição da mão de obra. O autor aborda o papel da imprensa regional e o seu posicionamento político diante das diferentes opções aventadas para nova organização do mundo do trabalho num período de intensas transformações, analisando jornais de diferentes facções políticas; conservadores, liberais e republicanos; que apresentaram diferentes posturas frente às transformações no mundo do trabalho. Desta forma, forma-se um panorama sobre como a elite proprietária oscilou entre os diferentes projetos para solucionar a crise da mão de obra.

Segredos à direita e à esquerda na ditadura militar

Segredos à direita e à esquerda na ditadura militar

Autor: José Mitchell

Número de Páginas: 292
Só prosa

Só prosa

Autor: Armando Freitas Filho

Número de Páginas: 154

Após décadas de dedicação à poesia, Armando Freitas Filho publica pela primeira vez sua prosa reunida em um volume que celebra a força da memória. Os textos recolhidos neste volume — alguns inéditos e outros publicados na imprensa ou em plaquetes — perfazem a formação literária de um dos principais poetas brasileiros em atividade. Estão aqui lembranças do primeiro contato com os livros, entremeadas por relances da Copa de 50, reflexões sobre o ofício da escrita e anotações sobre a implacável passagem do tempo, tendo sempre como pano de fundo a paisagem do Rio de Janeiro. Ana Cristina Cesar, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar e Carlos Sussekind são alguns dos nomes que recebem o olhar atento e singular do autor. Dividido em duas partes — "Eu" e "Eles" —, Só prosa é um mergulho na própria trajetória afetiva e intelectual.

Raul Brandão, um intelectual no entre-séculos (Estudos para Luci Ruas)

Raul Brandão, um intelectual no entre-séculos (Estudos para Luci Ruas)

Autor: Otávio Rios

Número de Páginas: 304

Após anos de espera silenciosa, o mercado editorial brasileiro conta agora com este Raul Brandão, um intelectual no entre-séculos (Estudos para Luci Ruas), que vem suprir uma severa lacuna nos estudos sobre a obra de Raul Brandão, escritor português dos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX. Experimentador do processo de heteronímia (antes, portanto, de Fernando Pessoa criar os seus famosos heterônimos), e arauto do fim-de-século – com a sua estética e filosofia decadentistas –, Raul Brandão está devidamente estudado neste volume, que reúne 18 ensaios (entre os quais a republicação de um texto da professora Luci Ruas) sobre os mais variados aspectos da arte brandoniana, escritor que pode, indubitavelmente, ser considerado o ponto de viragem para a modernidade, não apenas em Portugal, mas no conjunto das literaturas em língua portuguesa. Passando por quase todas as obras de Raul Brandão, incluindo uma seção específica sobre o seu Teatro – nos quais se fazem constar 4 ensaios –, o livro agora em mãos do leitor figura, desde já, como bibliografia essencial para o estudioso iniciante ou experimentado na literatura brandoniana.

Histórias de família

Histórias de família

Autor: Marieta De Moraes Ferreira

Número de Páginas: 230
Temas sobre a instrução no Brasil Imperial (1822-1889) - Volume II

Temas sobre a instrução no Brasil Imperial (1822-1889) - Volume II

Autor: Jean Carlo De Carvalho Costa , Mauricéia Ananias , Rose Mary De Souza Araújo

Número de Páginas: 437

Em 2008 foi entregue aos leitores interessados em história da educação brasileira a Coletânea Temas Sobre a Instrução no Brasil Imperial (1822-1889) organizada pelos professores Antonio Carlos Ferreira Pinheiro e Cristiano Ferronato. Nela foram reunidos resultados de pesquisas de professores e alunos da graduação e da pós-graduação em Educação e em História da Universidade Federal da Paraíba. A ideia norteadora foi a de promover o debate de questões acerca da história da educação no período imperial da história do Brasil visualizado a partir da própria produção do então Grupo de Pesquisa em História da Educação na Parahyba Imperial, hoje, denominado, Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista- GHENO. Perseguindo o mesmo objetivo, o GHENO assumiu o desafio de selecionar novos textos sobre a história da educação no Brasil imperial e entregar à comunidade acadêmica e ao público em geral o segundo volume da coletânea: Temas Sobre a Instrução no Brasil Imperial (1822-1889). Volume II, organizado, por escolha do Grupo, pelos professores Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias e Rose Mary de Souza Araújo.

Tpm

Tpm

Número de Páginas: 96

Revista Tpm. Entrevistas e reportagens sobre comportamento, moda, beleza, viagem e decoração para mulheres que querem ir além dos manuais, desafiando os padrões. Imagem não é tudo.

La lengua portuguesa: Vol. I

La lengua portuguesa: Vol. I

Autor: Marcos De Dios, Ángel

Número de Páginas: 1148

Hace un año se celebraba en la Facultad de Filología de la Universidad de Salamanca, el Congreso La Lengua Portuguesa, bajo los auspicios del Centro de Estudios Brasileños, promotor de esta justificada y necesaria iniciativa en el contexto hispánico. Estos volúmenes se publican, bajo la denominación genérica de La Lengua Portuguesa las más de ciento cincuenta conferencias y comunicaciones de este magno Congreso. En torno a dos grandes bloques, Lengua y Literatura, en los que hemos aglutinado todas las intervenciones, se articulan diversos ejes fundamentales, también semánticamente muy ricos, encuadrados todos ellos bajo el concepto de lengua y cultura de expresión portuguesa: metodología y enseñanza de la lengua, historia de la lengua (sintaxis, morfología, fonética, léxico…), lingüística diacrónica y sincrónica, dialectología, literatura comparada, literaturas de lengua portuguesa de diferentes épocas y países, etc., etc. No es fácil conseguir los textos escritos de todos los participantes cuando no se entregan antes o inmediatamente después de su intervención. Nuestra intención fue (y así lo comunicamos a los congresistas) su inmediata publicación...

Educação e Cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo

Educação e Cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo

Autor: Elizabeth Miranda De Lima , Luciana Marino Do Nascimento , Luciete Basto De Andrade Albuquerque

Número de Páginas: 244

A coletânea Educação e Cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo, organizada pela professora Luciana Marino do Nascimento, traz um conjunto de textos de professores e pesquisadores de universidades, sobretudo da Universidade Federal do Acre, acerca da Educação Escolar. Esses textos contêm desde dados acerca da Educação escolar primária do início do século passado até análise das políticas de alterações dos currículos de cursos universitários da década de 1990, passando por discussões pertinentes à educação inclusiva e à educação a distância; esses temas são tratados de perspectivas histórica, sociológica, psicológica e pedagógica. Se há diversidade de temas, eles são internamente associados, sem que haja necessariamente intenção dessa relação. Assim, em um dos textos, há a informação que nas escolas do início do século passado encontra-se a tendência a incluir alunos de ambos os sexos e jovens e adultos que possam ter dificuldade de frequentar a escola durante o dia, prenunciando a atual discussão sobre a educação inclusiva apresentada em outros textos; em um texto que analisa gestões de governadores do Estado do...

Tpm

Tpm

Número de Páginas: 88

Revista Tpm. Entrevistas e reportagens sobre comportamento, moda, beleza, viagem e decoração para mulheres que querem ir além dos manuais, desafiando os padrões. Imagem não é tudo.

Olhares do sensível: experiências e dimensões estéticas em comunicação

Olhares do sensível: experiências e dimensões estéticas em comunicação

Autor: Patricia Bieging , Victor Aquino , Affonso Celso De Miranda Neto , Alexandre Silva Dos Santos Filho , Beatriz Braga Bezerra , Bruno Teixeira Chiarioni , Clotilde Perez , Eneus Trindade , Luciana Pletsch Galhardi , Lucimara Rett , Maria Ogécia Drigo , Tatiana Anchieschi Gomes Mazzei , Tiago Ricciardi Correa Lopes

Número de Páginas: 220
Anais/Actas do 6o Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática

Anais/Actas do 6o Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática

Autor: Sergio Nobre , Fábio Bertato , Luis Saraiva

Número de Páginas: 982
Mérito, Desempenho e Resultados - ensaios sobre gestão de pessoas para o setor público

Mérito, Desempenho e Resultados - ensaios sobre gestão de pessoas para o setor público

Autor: Thiago Souza Santos , Ivani Maria Bassotti , Hélio Janny Teixeira , Fernando Abrucio , SÉrgio Mattoso SalomÃo , Fernando Nascimento , Gilson Rodrigues Almeida , Nancy Almeida Da Silva , SÍlvia Regina Gaspar , Danilo Cesar Fiore , Tiago Silva Birkholz Duarte , Hamilton Coimbra Carvalho , Moacir Carlos Sampaio Silva , Ademar Orsi , Cassiano Machado , Maria Do Carmo Meirelles Toledo Cruz , Maria Fernanda Alessio , Robert Henry Srour

Número de Páginas: 322

O livro reúne uma feliz combinação de ensaios sobre a tão importante quanto difícil missão de gerir pessoas em organizações do setor público. Tendo a questão do mérito, do desempenho e dos resultados como foco principal, a gestão de pessoas é vista como uma política pública em si mesma. Questões éticas, culturais e históricas, valores e princípios, comportamento, estrutura e novas formas de contratualização das relações de trabalho no setor público são tratadas em ensaios baseados ora na prática e experiência de consultores e acadêmicos, ora em pesquisas e mapeamentos que permitem reconhecer a realidade da gestão de pessoas no setor público paulista e compará-la com a realidade em outros níveis de governo e do exterior. Leitura útil não somente para gestores públicos e profissionais de recursos humanos, mas também para estudantes, acadêmicos e para todos os que trabalham para o aprimoramento da gestão pública.

O Funcionalismo na filosofia da mente

O Funcionalismo na filosofia da mente

Autor: Lucas Fontella Margoni

Número de Páginas: 64

O estudo que segue traz uma apresentação de uma das ramificações que estudam a alma do ser humano, hoje melhor considerada a mente. O funcionalismo é uma das correntes que foram abandonadas, por falta de argumentos de defesa, mas que com a crescente onda de estudos e as tecnologias que se aprimoram, várias perguntas, que antes tinha sido deixadas de lado, ressurgem. Cabe a este texto trazer uma pouco da história dessa teoria tão interessante e procurar mostrar que talvez seja possível continuar pensando nela.

Fotografia: usos, repercussões e reflexões

Fotografia: usos, repercussões e reflexões

Autor: Paulo César Boni , Ana Taís Martins Portanova Barros , Juliana De Oliveira Teixeira , Maria Luisa Hoffmann , Fábio Gomes Goveia , Lia Scarton Carreira , Fabiana Aline Alves , Emerson Dos Santos Dias , Simonetta Persichetti , Diego Luciano Pontes , Isaac Antonio Camargo , Stela Maris Munhoz , Pedro Afonso Vasquez , Rafael Castanheira Pedroso De Moraes

Número de Páginas: 286

Este livro reúne, em seus dez capítulos, contribuições de fotógrafos, pesquisadores e professores de fotografia de dez instituições brasileiras de ensino superior. Alguns dos trabalhos aqui apresentados estimulam o leitor a refletir sobre a linguagem e a estética fotográfica; outros apresentam propostas metodológicas inéditas de coleta e análise de fotografias. E há os que convidam o leitor para um passeio curioso e relaxante pelo mundo mágico da arte da fotografia, sendo que um deles trás o belíssimo resultado plástico de uma experiência imersiva de documentação fotográfica. Fotografia: usos, repercussões, reflexões, ao reunir modos distintos de pensar a fotografia, pretende, além de trazer novos conhecimentos ao leitor, ser uma ferramente auxiliar de ensino em sala de aula e transformar-se em fonte de pesquisa para a produção de novos materiais sobre fotografia, tanto em cursos de graduação quanto de pós-graduação lato e stricto sensu.

Paranambuco

Paranambuco

Autor: Bartira Ferraz Barbosa

Número de Páginas: 228

Baseado numa tese de doutorado em História defendida na USP, o livro busca, nas palavras da autora, "reordenar questões" atinentes à ocupação portuguesa do espaço pernambucano nos séculos XVI e XVII. Lançando mão de dados arqueológicos, fontes históricas escritas e percepções cartográficas, a autora mostra que a conquista dos espaços ameríndios constituiu um processo profundamente imbricado numa complexa trama de guerra, aliança, mestiçagem e exploração do trabalho. O livro traz informações detalhadas sobre a localização de espaços indígenas pré-coloniais e coloniais. Em anexo, a autora inclui belas reproduções de mapas coloniais e dados complementares sobre a ocupação portuguesa do território.

Fotografias

Fotografias

Autor: Maureen Bisilliat

Número de Páginas: 282

The book, edited by Maureen Bisilliat reconstructs her professional trajectory of over 50 years of deep creative activity through 12 photo essays, arranged in delicate and subjective way. The images are combined with varied texts, resulting in an artistic partnership between Bisilliat and Joao Cabral de Melo Neto, Guimares Rosa, Jorge Amado, and Euclides da Cunha, among others. This work is more than a book of photography. It is also a biography of Bisilliat -whose life was reconstructed by writer and journalist Marta Goes - an anthology of visual landscapes, people and objects that marked her throughout life, a meeting of the best reviews ever written about her work, and an annotated bibliography by the author, making this edition an invaluable source of reference on her publications, exhibitions, videos and films.

Por que nós, brasileiros, dizemos não à guerra

Por que nós, brasileiros, dizemos não à guerra

Número de Páginas: 148

Apresenta o pensamento de dez autores, vindos da literatura, da universidade, da igreja, da música, da psicanálise e do jornalismo que encaram, de forma diversa, a dureza da guerra e as aspirações à paz. Com argumentos complementares e até opostos entre si, apresentam bons motivos para o repúdio ético e moral dos combates no Iraque.

Cientificismo e sensibilidade romântica

Cientificismo e sensibilidade romântica

Autor: Márcia Regina Capelari Naxara

Número de Páginas: 420
Trip

Trip

Número de Páginas: 128

Revista Trip. Um olhar criativo para a diversidade, em reportagens de comportamento, esportes de prancha, cultura pop, viagens, além dos ensaios de Trip Girl e grandes entrevistas

Tpm

Tpm

Número de Páginas: 96

Revista Tpm. Entrevistas e reportagens sobre comportamento, moda, beleza, viagem e decoração para mulheres que querem ir além dos manuais, desafiando os padrões. Imagem não é tudo.

Quando éramos peixes

Quando éramos peixes

Autor: José Gardeazabal

Número de Páginas: 298

A um casal em reconstrução é atribuída a missão de terminar uma ponte às portas da Europa, a unir Oriente e Ocidente. Num cenário de viragem política e social, um triângulo amoroso prefigura-se como protagonista de um romance desconcertante e original. Simone e Tomass, arquiteta e engenheiro, casal em reconstrução, terminam uma ponte nas margens da Europa, entre Oriente e Ocidente. O ambiente de fronteira, entre uma nova prosperidade e os velhos hábitos despóticos, é o palco de uma interrogação sobre o feminino e o masculino, a sexualidade e o género cujo protagonista é um verdadeiro triângulo amoroso onde cada vértice ama os outros, e Camille, a filha do autocrata, é objeto do desejo de Tomass e Simone. A inércia da ponte sobre um horizonte onde presente e futuro se confundem com a violência do passado precipita o confronto entre indivíduo e coletivo e expõe as novas máscaras do populismo autoritário. Um romance desconcertante e original que reforça a universalidade da experiência humana. Sobre Quarentena - uma história de amor: «Quarentena - uma história de Amor sintetiza tudo o que o leitor tem vindo a viver desde o primeiro confinamento, e...

Do encantamento à apostasia

Do encantamento à apostasia

Autor: Fernando Cerisara Gil

Número de Páginas: 412
Trip

Trip

Número de Páginas: 146

Revista Trip. Um olhar criativo para a diversidade, em reportagens de comportamento, esportes de prancha, cultura pop, viagens, além dos ensaios de Trip Girl e grandes entrevistas

Últimos livros procurados