Diario Do Estado

Baixar livros completos gratuitos em formato PDF e EPUB

Procure o seu livro:

Número total de livros encontrados: 36 para sua pesquisa Aproveite sua leitura!
Deus não é grande: como a religião envenena tudo

Deus não é grande: como a religião envenena tudo

Autor: Christopher Hitchens

Christopher Hitchens, um dos intelectuais mais polêmicos e influentes dos últimos 30 anos, coloca em xeque o papel da religião em livro que é best-seller mundial “Deus não criou o homem à sua própria imagem, foi o contrário”. Essa afirmação norteia o escritor e jornalista britânico Christopher Hitchens no livro Deus não é grande – como a religião envenena tudo. Como todo e qualquer ser supremo, na verdade, Deus não passaria de uma criação humana, e as consequências disso são a profusão de deuses e de religiões e as guerras entre e no interior dos credos e que retardaram o desenvolvimento da civilização. A religião organizada, por ser imoral, irracional, intolerante e racista, segundo o autor, degrada as crianças ao doutriná-las e provoca a repressão sexual; controla a alimentação e aumenta a culpa ao multiplicar as proibições mais arbitrárias possíveis; distorce as origens do ser humano e do cosmos; incentiva o fanatismo, sendo cúmplice da ignorância e do obscurantismo. Mesclando erudição e humor, Hitchens chega a essas conclusões se apoiando em experiências pessoais, fatos históricos e análises críticas de textos religiosos. As...

O Barroco na Paraíba: arte, religião e conquista

O Barroco na Paraíba: arte, religião e conquista

Autor: Carla Mary S. Oliveira

Número de Páginas: 131

O Barroco existente na Paraíba pode ser considerado, se contraposto ao de outras localidades, como um referencial por sua peculiaridade no universo da conquista, ocupação e dominação portuguesa no litoral nordestino. O objetivo deste trabalho é estudar as ocorrências do Barroco em território paraibano, promovendo a discussão sobre o tema e abordando aspectos durante muito tempo relegados ao esquecimento, tal como a utilização do espaço sagrado como elemento incutidor de temor religioso e de hierarquia social, a partir da distribuição de elementos arquitetônicos imponentes num meio rústico como o da Colônia. A abordagem teórica presente no livro tem como base a visão de Pierre Bourdieu sobre o alcance dos símbolos na estruturação da sociedade, o conceito durkheimiano de representações individuais e coletivas e o entendimento de Michel Foucault sobre o poder e suas relações de força dentro da sociedade. Ao esmiuçar as pinturas e os monumentos, ao interpretá-los sob uma ótica simbólica e sociológica, pa autora pretende construir uma percepção mais nítida do período colonial na Paraíba.

Povo Xambá resiste

Povo Xambá resiste

Autor: Marileide Alves

Número de Páginas: 203

Esta é a história do Povo Xambá. A história contada pelos que viveram os fatos, pelos que trazem na memória e na pele as marcas das muitas dores sofridas em 80 anos de repressão, pela proibição de viver sua religiosidade, pela proibição de cultuar seus deuses, pela proibição de expressar sua liberdade. É, principalmente, a história da resistência e das conquistas da nova geração de xambazeiros.

Sin imagen

O espírito do protestantismo e a ética da repressão

Autor: Rubem A. Alves

Número de Páginas: 802
Entre a Cruz e a Foice: Dom Pedro Casaldáliga e a Significação Religiosa do Araguaia

Entre a Cruz e a Foice: Dom Pedro Casaldáliga e a Significação Religiosa do Araguaia

Autor: Mairon Escorsi Valério

Número de Páginas: 15

Este livro ocupa um lugar fundamental no campo de estudo da relação entre a história, a cultura e a política no Brasil contemporâneo. Trata-se de uma análise criteriosa sobre o processo de significação religiosa, ocorrido em São Félix do Araguaia durante os anos 1970, a partir da trajetória de D. Pedro Casaldáliga, bispo da Prelazia e das representações culturais estabelecidas em torno da Teologia da Libertação. A partir da história de Casaldáliga, o autor desvendou os significados da palavra “esperança” no universo religioso católico e suas articulações com a memória política e as questões do tempo presente. A obra preenche uma lacuna sobre a história da Igreja Católica da Libertação no Brasil nos Anos de Chumbo da ditadura militar, e propõe uma nova perspectiva de investigação sobre o tema e o período.

Espiritualidade E Religião

Espiritualidade E Religião

Autor: Ozy Ritty Eri

Número de Páginas: 48

Este livro retrata como a atualidade vê a religião, e como iremos lidar com a espiritualidade em tempos de Pós - Pandemia, onde existe a necessidade de um novo olhar para a individualidade das pessoas e suas necessidades em relação a ter contato com Deus. Por experiências próprias de traumas e repressão, o autor expressa seu ponto de vista, de como podemos nos melhorar como indivíduos que são sedentos de paz interior, e assim cada um saberá qual será o seu melhor caminho de encontro com o divino. Você encontrará Trechos de livros de Dalai Lama e Vishen Lakhiani que ilustram a obra.

Religião, símbolo e poder no 1o. bispado de Campo Grande, MS, 1958-1978

Religião, símbolo e poder no 1o. bispado de Campo Grande, MS, 1958-1978

Autor: Maria Augusta De Castilho

Número de Páginas: 240
Os demônios de Loudun

Os demônios de Loudun

Autor: Aldous Huxley

Número de Páginas: 351

Conhecido pelo futuro distópico que criou em Admirável mundo novo, o inglês Aldous Huxley se debruça nesse ensaio potente, publicado em 1952, sobre um caso real do passado: a suposta possessão de todo um convento em meados do século xvii, no interior da França, por diferentes demônios. A prioresa Jeanne des Anges foi quem primeiro sofreu com a ação das criaturas infernais; não demorou para que as outras freiras ursulinas entrassem em convulsões, torcessem os corpos e proferissem blasfêmias. Os demônios de Loudun, que teve sua última edição no Brasil em 1987, faz parte do projeto da Biblioteca Azul de reeditar a obra de Huxley no país. Os espetáculos públicos de exorcismo liderados por padres da região culminaram com a execução pública na fogueira do pároco local, Urban Grandier ― um jovem devasso bastante apreciado pelas fiéis e odiado em igual proporção pela população masculina de Loudun. As sessões de exorcismo perduraram por algum tempo depois de sua morte, até que Jeanne des Anges desejou se tornar santa ― e nessa condição viaja pela França e é recebida inclusive pelo cardeal Richelieu, pela rainha Ana da Áustria e pelo rei Luís xviii. ...

Herege

Herege

Autor: Ayaan Hirsi Ali

Número de Páginas: 225

A autora do best-seller Infiel clama por uma reforma na religião islâmica neste livro polêmico e corajoso. Ayaan Hirsi Ali, autora do best-seller Infiel, faz nesse livro um apelo poderoso por uma reforma do islamismo, como único modo de acabar com o terrorismo, as guerras sectárias e a repressão contra mulheres e minorias. Desafiando com coragem os jihadistas, ela identifica as cinco mudanças que precisam ser feitas na religião islâmica para que muçulmanos abandonem os dogmas que os prendem ao século VII. Segundo Ali, "o islã não é uma religião de paz"; o Ocidente deve apoiar os reformistas muçulmanos e não tolerar os extremistas. Concluído logo depois do ataque ao Charlie Hebdo e num momento em que milhares de pessoas ainda são mortas em nome de Alá, o livro oferece uma resposta a um dos mais graves problemas do mundo hoje. "Uma das mais importantes adversárias do fanatismo islâmico. " - Mario Vargas Llosa"Devastadoramente convincente, cada página dele. Acorde, mundo! [...] O livro mais importante que li nos últimos anos. " - Richard Dawkins"Um livro otimista. " - The New York Times

Sin imagen

O espiritismo, a magia e as sete linhas da Umbanda

Autor: Leal De Souza

Número de Páginas: 139
O futuro de uma ilusão

O futuro de uma ilusão

Autor: Sigmund Freud

Número de Páginas: 85

Qual o futuro da humanidade? Este é o ponto de partida de "O futuro de uma ilusão", ensaio escrito por Sigmund Freud em 1927. Se a cultura humana repousa precariamente sobre a repressão de impulsos antissociais naturais a todos, a religião é a principal força a controlar estes impulsos, o que nos leva à outra pergunta: qual a origem psicológica da necessidade do sentimento religioso no indivíduo? Freud demonstra que a religião ("a neurose obsessiva universal da humanidade") depende de sentimentos infantis não resolvidos e afirma ser ela, bem como seus dogmas, a culpada pela atrofia intelectual da maior parte dos seres humanos.

Sin imagen

A genealogia da moral

Autor: Friedrich Nietzsche

Número de Páginas: 0

Nesta obra Nietzsche questiona não somente as origens da moralidade na história do homem, mas sua aplicação em todos os atos do ser humano. O binômio bem e mal, bom e mau, surge por influência de interesses de um poder dominante, de uma classe que se considera superior para estabelecer e expandir seu domínio sobre outra classe inferior. Pecado, erro, poder, moral, paixões, repressão, religião... Tudo num mesmo caldeirão onde esta obra busca dissecar cada um deles e responder a questionamentos de forma direta e contundente, no melhor estilo Nietzsche.

O Feminino e o Masculino: Por meio da Cultura, Religião, Mitologia e Contos de Fadas

O Feminino e o Masculino: Por meio da Cultura, Religião, Mitologia e Contos de Fadas

Autor: Solange Bertolotto Schneider

Número de Páginas: 141

O livro O feminino e o masculino: por meio da cultura, religião, mitologia e contos de fadas traz uma profunda reflexão sobre os papéis desempenhados por homens e mulheres, tomando as personagens de mitos, contos de fadas e de religiões como se fossem pacientes submetidos a uma análise psicológica detalhada, analisando tanto os aspectos individuais de cada personagem quanto seu significado em nossa cultura. Os mitos e contos de fadas, assim como a religião, são fundamentais para a compreensão da dinâmica das relações humanas e foram largamente explorados pela Psicologia Analítica. O livro aborda questões culturais que influenciam nosso comportamento e nosso livre-arbítrio, buscando um contraponto entre as responsabilidades pessoais, políticas, religiosas e culturais e sua influência nas relações humanas. Nem toda queixa que chega ao consultório pode ser caracterizada como neurose, às vezes, é apenas uma adaptação exagerada à sociedade, à cultura ou à família em que se está inserido, e uma breve reflexão a respeito de um determinado comportamento pode libertar-nos de um padrão seguido inconscientemente, perpetuado apenas pela força do hábito, uma...

Sin imagen

Herege

Autor: Ayaan Hirsi Ali

Número de Páginas: 0

Ayaan Hirsi Ali, autora do best-seller Infiel, faz nesse livro um apelo poderoso por uma reforma do islamismo, como único modo de acabar com o terrorismo, as guerras sectárias e a repressão contra mulheres e minorias. Desafiando com coragem os jihadistas, ela identifica as cinco mudanças que precisam ser feitas na religião islâmica para que muçulmanos abandonem os dogmas que os prendem ao século VII. Segundo Ali, “o islã não é uma religião de paz”; o Ocidente deve apoiar os reformistas muçulmanos e não tolerar os extremistas. Concluído logo depois do ataque ao Charlie Hebdo e num momento em que milhares de pessoas ainda são mortas em nome de Alá, o livro oferece uma resposta a um dos mais graves problemas do mundo hoje. “Uma das mais importantes adversárias do fanatismo islâmico.” - Mario Vargas Llosa “Devastadoramente convincente, cada página dele. Acorde, mundo! [...] O livro mais importante que li nos últimos anos.” - Richard Dawkins “Um livro otimista.” - The New York Times

Edificar e Transgredir

Edificar e Transgredir

Autor: Aldair Carlos Rodrigues; Angelo Adriano Faria De Assis; Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz; Yllan De Mattos

Número de Páginas: 15

Este livro traz um rico quadro da realidade da Igreja e do clero no Brasil-colônia. Três grandes linhas de análise percorrem o livro. Em primeiro lugar, são estudadas as normas e as instituições eclesiásticas (cabidos, catedrais e paróquias). Em segundo lugar, analisam-se as práticas de controle da fé, da moral e dos costumes (visitas pastorais e inquisitoriais), assim como os agentes da ortodoxia (comissários e familiares). Finalmente, é estudado um conjunto de transgressões às normas e crenças oficiais (práticas criptojudaicas, feitiçarias, solicitação de confessores e concubinato do clero). A riqueza e variedade das perspectivas de análise e a sólida base documental dos textos reunidos revelam a qualidade deste livro. Trata-se de uma obra que vem, aliás, demonstrar o dinamismo e a consistência dos estudos sobre a História da Igreja, da religiosidade e do clero na historiografia luso-brasileira atual. (Ana Isabel López-Salazar)

O cristianismo é uma religião artificial desenvolvida nos laboratórios de Roma

O cristianismo é uma religião artificial desenvolvida nos laboratórios de Roma

Autor: Mammadov, Jabbar Manaf Oglu

Número de Páginas: 126

O livro afirma que o cristianismo foi um projeto de Roma e foi inventado em seus laboratórios - como Qumran. Sob os aquemênidas e ainda mais cedo em todo o Oriente Médio (até a Índia), viveram arameus, metade dos quais professavam o judaísmo ou eram, até certo ponto, influenciados pela Bíblia. Para dividir sua frente e virar essa sua força contra si mesma, Roma organizou centros secretos para o estudo da Bíblia hebraica em diferentes partes do império, onde foram analisadas as previsões dos antigos profetas judeus. Os restos de alguns desses centros são encontrados hoje na costa do Mar Morto, por exemplo, em Qumran, Mossad, etc. Nesses laboratórios ("think tanks"), foi fabricada a imagem de um novo pregador ("mestre da justiça") chamado Jesus de Nazaré. Usando o método de ajustar eventos e biografias às profecias dos profetas hebreus, os tecnólogos políticos romanos criaram uma biografia, comportamento e textos de sermões para esse personagem fictício - correspondendo às previsões. Após a dura repressão dos judeus durante a "Primeira Guerra Judaica" (66-77), Roma precisava urgentemente de agentes de influência para conter a agressão do povo e...

Espaço, poder e memória

Espaço, poder e memória

Autor: Anísio Miguel De Sousa Saraiva

Número de Páginas: 298

Construída a partir da segunda metade do século XII, a Sé de Lamego é uma das catedrais mais antigas e emblemáticas do panorama historiográfico e artístico português. Esta obra reúne as contribuições de nove investigadores especialistas em diversas áreas de estudo, como a História, a História da Arte, a Arquitectura, a Conservação e o Restauro, e em diferentes períodos temporais, da Idade Média à Época Contemporânea, articuladas numa organização temática representativa dos principais momentos históricos, construtivos e artísticos que moldaram a catedral de Lamego durante os seus oito séculos de existência. O livro aborda a pouco conhecida fase inicial de restauração da diocese e a subsequente construção da catedral românica e gótica; o período áureo da renovação renascentista da Sé, fortemente impulsionada pela actividade mecenática dos bispos de então; os séculos da Contra-Reforma e o seu impacto na organização da diocese e da praxis governativa, traduzida na reformulação arquitectónica e artística que a catedral então sofreu e que lhe conferiu a forma e a projecção que ainda hoje apresenta; não esquecendo também a sua...

Sin imagen

São Paulo, metrópole das utopias

Autor: Maria Luiza Tucci Carneiro

Número de Páginas: 511

Este livro é resultado da abertura dos arquivos do Deops/SP (Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo), até então sob a guarda do Arquivo Público estadual. A obra mostra, por exemplo, como a cidade de São Paulo foi palco das grandes ideias e centro da resistência ao nazismo e fascismo. O livro apresenta também material iconográfico com fichas de suspeitos tidos como subversivos, imigrantes suspeitos de pertencer a movimentos revolucionários, fichas policiais, propostas de admissão de organizações, jornais proletários, manifestos, publicações estrangeiras, charges e fotos.

Sin imagen

Culto aos orixás

Autor: Carlos Eugênio Marcondes De Moura

Número de Páginas: 272

As cidades de São Luís do Maranhão, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre foram os grandes centros urbanos onde, no decorrer do século XIX, as populações africanas, seqüestradas pelo tráfico de escravos, em um admirável e consistente esforço de superação à repressão que as atingia em todos os níveis, agruparam-se em torno de organizações religiosas, tais como o Candomblé, o Tambor de mina e o Batuque.

O que é subdesenvolvimento

O que é subdesenvolvimento

Autor: Horácio González

Número de Páginas: 140
Nada ortodoxa

Nada ortodoxa

Autor: Deborah Feldman

Número de Páginas: 387

Livro que inspirou minissérie da Netflix indicada ao Emmy acompanha a busca de uma jovem judia por seu lugar no mundo Deborah Feldman cresceu sob um código de costumes rígidos, que regulavam praticamente tudo que dizia respeito à sua vida, desde o que ela poderia vestir e com quem poderia falar, até o que lhe era permitido ler. Integrante de um grupo de judeus hassídicos — corrente ultraortodoxa da religião — e criada pelos avós, cuja lealdade às tradições muitas vezes intrigava a mente curiosa da jovem, Deborah escondia volumes de Jane Austen e Louisa May Alcott para imaginar uma vida alternativa entre os arranha-céus de Manhattan. Ao fim da adolescência, submetida a um aspecto comum a diversas tradições conservadoras, Deborah se vê presa em um casamento disfuncional com um homem que mal conhece. O isolamento e a intransigência da comunidade deixam o jovem casal despreparado para o relacionamento, bem como para as responsabilidades paternas que se seguem. Quando consegue enfim se afastar do bairro onde sempre morou e organizar uma rotina com algumas liberdades, a tensão entre os desejos e os compromissos religiosos de Deborah aumenta. Até que, farta de ver...

38 estratégias para vencer qualquer debate: A arte de ter razão

38 estratégias para vencer qualquer debate: A arte de ter razão

Autor: Arthur Schopenhauer

Número de Páginas: 113

A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro até mesmo para desmascarar o uso das estratégias. Em discussões, o objetivo de todos é persuadir. No entanto, o melhor resultado é obtido pela pessoa mais hábil em manter a sua posição. Esta obra cataloga os truques utilizados por profissionais de todas as áreas....

Globalização e regionalismo: guia de estudos Facamp Model United Nations 2014

Globalização e regionalismo: guia de estudos Facamp Model United Nations 2014

Autor: Patrícia Nogueira Rinaldi , Roberta Silva Machado

Número de Páginas: 292

O FACAMP Model United Nations (FAMUN) foi criado em 2013, a partir dos esforços dos corpos docente e discente da FACAMP em contribuir para a cultura dos modelos da Organização das Nações Unidas (ou MUNs, da expressão em inglês Model United Nations) no Brasil. Já em sua primeira edição, o FAMUN consolidou-se como um dos mais importantes modelos do país, com enfoque na excelência acadêmica e na proposta de temas inovadores de discussão. Em 2014, a segunda edição do FAMUN mantém suas características singulares: a condução de comitês voltados para estudantes tanto do ensino médio quanto do ensino superior, o fomento ao diálogo entre os alunos da FACAMP e outras instituições que discutem os temas da agenda internacional e o uso de três idiomas nos debates – português, espanhol e inglês – o que enfatiza aos alunos a importância da comunicação em diversas línguas.

O Autor Paulo Henrique Camargo Rinaldi, o PH, ou melhor, o professor PH, desenvolveu, durante alguns anos, palestras destinadas a estudantes e educadores. Nelas, gosta, antes de tudo, de se apresentar. Suas palavras invariavelmente são: “O que sou? O que faço? Sou professor. Escolhi ser professor e tenho disso muito orgulho. Chamo poucas e raras pessoas de professor...

O Autor Paulo Henrique Camargo Rinaldi, o PH, ou melhor, o professor PH, desenvolveu, durante alguns anos, palestras destinadas a estudantes e educadores. Nelas, gosta, antes de tudo, de se apresentar. Suas palavras invariavelmente são: “O que sou? O que faço? Sou professor. Escolhi ser professor e tenho disso muito orgulho. Chamo poucas e raras pessoas de professor...

Autor: Luiz Gonzaga Teixeira

Número de Páginas: 330

“O tempo na Idade Média” é um livro acadêmico, escrito como um capítulo de uma tese de doutorado na USP, mas é um livro de leitura relativamente fácil, que faz um grande esforço para explicar detalhadamente e com clareza cada uma das ideias. Nós, ocidentais, nesse início de século XXI, temos uma concepção muito particular do tempo.

Ruralização e viver em fronteira: Jaguarão/RS

Ruralização e viver em fronteira: Jaguarão/RS

Autor: Jeferson Francisco Selbach , Rosemary Fritsch Brum

Número de Páginas: 573
Religiões negras no Brasil

Religiões negras no Brasil

Autor: Valéria Gomes Costa , Flávio Gomes

Número de Páginas: 384

Obra que discute a chegada das religiões africanas ao Brasil e sua assimilação e transformação local. Candomblé, curandeirismo e feitiçaria, bem como preconceito e repressão, são alguns dos temas debatidos nesta coletânea, que conta com a colaboração de historiadores como Petrônio Domingues e Luiz Mott.

Últimos livros procurados