Diario Do Estado

Baixar livros completos gratuitos em formato PDF e EPUB

Procure o seu livro:

Número total de livros encontrados: 25 para sua pesquisa Aproveite sua leitura!
Os varões assinalados

Os varões assinalados

Autor: Tabajara Ruas

Número de Páginas: 611

No século XIX, no Rio Grande do Sul, os caudilhos Bento Gonçalves da Silva e Antônio de Souza Netto comandaram uma revolução republicana e abolicionista contra o império monárquico. A rebelião durou dez anos, de 1835 a 1845 – a mais longa guerra civil brasileira e uma das menos conhecidas. "Os varões assinalados" narra, com detalhes minuciosamente pesquisados, desde as negociações que fracassaram e precipitaram a sangrenta guerra até as batalhas, as marchas, os desentendimentos, as prisões, as fugas espetaculares, os amores, as paixões, as vitórias, as derrotas e as traições.

1961 - O Golpe do Derrotado

1961 - O Golpe do Derrotado

Autor: Flavio Tavares

Número de Páginas: 240

Durante treze dias, em 1961, o Brasil viveu uma situação de guerra civil de facto, com mobilização de tropas e ordens de bombardeio aéreo. Este livro conta como um movimento de rebelião popular paralisou e derrotou o golpe de Estado dos ministros do Exército, Marinha e Aeronáutica e evitou a guerra civil. Escrito por um jornalista que testemunhou e participou do Movimento da Legalidade junto a Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, aqui estão as peripécias da rebelião. Da astúcia de emitir dinheiro próprio para enfrentar uma situação de guerra, até o poder do rádio desafiando as armas, tudo está aqui, no estilo atraente e leve de Flávio Tavares, como se os fatos desfilassem à nossa frente.

Federalista: a revolução da degola

Federalista: a revolução da degola

Autor: Renato Mocellin

Número de Páginas: 39

Buscando analisar os fatos de uma perspectiva histórica mais aprofundada, o autor Renato Mocellin explica com eficiência os acontecimentos que culminaram em uma das maiores e mais sangrentas revoluções ocorridas em solo brasileiro. A revolução da degola, como ficou conhecida o levante sulista batizado de Revolução Federalista, ocorrida entre 1893 e 1895, foi uma das principais formas de contestação do regime republicano brasileiro, que acabara de ser instalado em 1889. Uma leitura importante e enriquecedora de mais esse capítulo da história brasileira.

Placar Magazine

Placar Magazine

Número de Páginas: 84

PLACAR: a maior revista brasileira de futebol. Notícias, perfis, entrevistas, fotos exclusivas.

A revolta da Armada e a revolução Rio Grandense

A revolta da Armada e a revolução Rio Grandense

Autor: Dunshee De Abranches

Número de Páginas: 478
Revista do Museu Júlio de Castilhos e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul

Revista do Museu Júlio de Castilhos e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul

Autor: Museu Júlio De Castilhos

Número de Páginas: 1050
Host bibliographic record for boundwith item barcode 89104824420

Host bibliographic record for boundwith item barcode 89104824420

Número de Páginas: 392
A Revolta da Armada

A Revolta da Armada

Autor: Hélio Leôncio Martins

Número de Páginas: 532
Sin imagen

Estado de sitio: Crise revolucionʹaira no Rio Grande do Sul. Revolta de 6 de setembro de 1893 (1893-1895)

Autor: Brazil. Congresso Nacional. Câmara Dos Deputados

Número de Páginas: 0
O integralismo na vida brasileira

O integralismo na vida brasileira

Autor: Plínio Salgado

Número de Páginas: 296
Falas do trono

Falas do trono

Autor: Brazil. Congresso Nacional. Câmara Dos Deputados. Secretaria

Número de Páginas: 558
Placar Magazine

Placar Magazine

Número de Páginas: 44

PLACAR: a maior revista brasileira de futebol. Notícias, perfis, entrevistas, fotos exclusivas.

A bela história do Rio Grande do Sul

A bela história do Rio Grande do Sul

Autor: Roberto Fonseca

Número de Páginas: 104

Esta História do Rio Grande do Sul para crianças e adolescentes visa a proporcionar uma fonte de consulta acessível e agradável para o conhecimento da nossa história. Os meninos e as meninas que, tão sérios e garbosos, vestem as roupas tradicionais dos gaúchos e dançam suas danças, podem agora saber onde procurar o significado desses rituais. Mesmo os adultos, cujo tempo e preocupações não permitem um maior aprofundamento na história, poderão, entre um mate e outro, satisfazer a curiosidade de seus filhos e netos, falando-lhes das proezas e façanhas da gente do Rio Grande.

Sin imagen

Estado de sitio: Crise revolucionʹaira no Rio Grande do Sul. Revolta de 6 de setembro de 1893 (1893-1895)

Autor: Brazil. Congresso Nacional. Câmara Dos Deputados

Visão política de Machado de Assis e outros ensaios

Visão política de Machado de Assis e outros ensaios

Autor: Fernando Da Cruz Gouvêa

Número de Páginas: 398
Semana Farroupilha - Orgulho Do Gaúcho

Semana Farroupilha - Orgulho Do Gaúcho

Autor: Elio Moreira

Número de Páginas: 112

Elio Moreira Semana Farroupilha Orgulho do Gaúcho 113 Páginas – Palavras 28. 496 *** A SAGA FARROUPILHA ***** Saga Farrapa marcou o Rio Grande As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital. Acontecendo-se a Revolução Farroupilha, desde o século XVII o Rio Grande do Sul já sediava as disputas entre portugueses e espanhóis. Para as lideranças locais, o término dessas disputas mereciam, do governo central, o incentivo ao crescimento...

Lenço Vermelho de Sangue: Um Olhar Sobre a Revolução Federalista de 1893

Lenço Vermelho de Sangue: Um Olhar Sobre a Revolução Federalista de 1893

Autor: Ageu Nunes Vieira

Número de Páginas: 171

Lenço vermelho de sangue é uma abordagem cronológica dos principais eventos da revolução federalista de 1893. A revolta, que ficou conhecida como a Revolução da Degola, foi um dos mais sangrentos confrontos da História do Brasil, com mais de 10 mil mortos, colocando de um lado os defensores republicanos favoráveis ao governo federal liderado por Floriano Peixoto e, de outro, os opositores, federalistas, liderados por Gumercindo Saraiva, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Paralelamente, ocorria a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro, tendo os dois movimentos revolucionários se unido na fracassada tentativa de tomada do poder.

Videiras de Cristal

Videiras de Cristal

Autor: Luiz Antonio De Assis Brasil

Número de Páginas: 496

No Morro do Ferrabrás, durante o reinado de Dom Pedro II, ocorreu um dos mais impressionantes episódios de cunho religioso que o país já teve notícia - a Revolta dos muckers. Um grupo de imigrantes alemăes, sob a liderança de Jacobina Maurer, lutou até a morte contra as forças da Guarda Nacional, em defesa da única coisa que lhes resta: a fé. Na época do Brasil Imperial, cada barco que trazia uma nova leva de imigrantes estava repleto de incertezas. Ao chegar a um país de língua desconhecida, famílias alemăs que fugiam do desemprego e de péssimas condiçőes de vida vislumbravam um futuro melhor em uma terra de oportunidades variadas. Para alguns, o comércio seria uma maneira de recomeçar. Para outros, restava desbravar os campos. Desassistidos pelo imperador, sem acesso a itens básicos como saúde e alimentaçăo, os muckers reconheceram, numa mulher, uma líder espiritual. Desde pequena, Jacobina sofria ataques nervosos, o que de certo modo foi confundido com um poder religioso que a faria capaz de transmitir a voz de Cristo. A fé dos muckers ia de encontro ao protestantismo da maioria dos imigrantes e ao catolicismo dos brasileiros, pois o que Jacobina...

O homem mais perigoso do país

O homem mais perigoso do país

Autor: R. S. Rose

Número de Páginas: 406

A biografia do temido chefe de polícia da ditadura Vargas. Em O homem mais perigoso do país, o historiador norte-americano R. S. Rose traça um perfil nada óbvio de Filinto Müller – que foi chefe do Conselho Nacional do Trabalho, líder de dois partidos políticos, líder da maioria no Senado em um governo democrata e três ditadores e presidente do Senado. Desde seu nascimento, no Mato Grosso, em uma família de origem alemã, passando pela educação católica, até sua morte, em 1973. Para entender quem foi de fato Filinto Müller, o autor pesquisou durante anos sobre esse personagem fundamental da história do Brasil. Entre suas fontes, mais de 66 mil documentos, 500 recortes de jornais, material impresso e 165 itens audiovisuais pertencentes ao acervo da Fundação Getulio Vargas. Anita Leocádia Prestes assina a orelha do livro.

Últimos livros procurados