Três Peças Mitocríticas: o eunuco de Inês de Castro: teatro no País dos Mortos - Vol. III
Autor: Armando Nascimento Rosa
Número de Páginas: 155
Será chocante colocar uma terceira personagem, masculina, a interpor-se entre Pedro e Inês? Mas é o próprio Fernão Lopes que nos fala do escudeiro Afonso Madeira, barbaramente punido por Pedro I, que o mandaria castrar por ciúmes, já que, escreve o cronista num parêntesis sintomático, «o rei muito amasse o escudeiro (mais do que se deve aqui dizer)». E com isto dizia o prosador da corte aquilo que supostamente lhe fora recomendado ocultar. O Eunuco de Inês de Castro opera assim uma mudança dramática, porventura inesperada, face à abordagem tradicional dos amores de Pedro e Inês. Desvendar na cena o hermafroditismo comportamental de Pedro, ainda que patologicamente vivido (dado o atroz gesto punitivo deste contra Afonso Madeira), constituirá um forte motivo teatral para olhar com novos olhos um enredo que muitos julgariam sabido e explorado por inteiro, e que ganha uma outra amplificação de sentidos nesta fantasmagoria cénica cuja ação decorre, contemporaneamente, no país dos mortos.