Diario Do Estado

Baixar livros completos gratuitos em formato PDF e EPUB

Procure o seu livro:

Número total de livros encontrados: 36 para sua pesquisa Aproveite sua leitura!
Ilíada: a guerra de Troia

Ilíada: a guerra de Troia

Autor: Stephanides Menelaos

Número de Páginas: 177

Recontada por Menelaos Stephanides "A guerra de Troia" foi a mais terrível daqueles tempos antigos. Durou mais de dez anos, contou com a intervenção dos deuses olímpicos e com a participação de heróis lendários como Odisseu, Agamêmnon, Aquiles, Heitor, entre outros. Essa guerra, cheia de sofrimento e beleza, que começa pelo rapto de uma linda mulher, é o cenário da Ilíada de Homero, um clássico da literatura universal.

A Iliada e a guerra de Tróia

A Iliada e a guerra de Tróia

Autor: Silvana Homero Adaptado Por Salerno

Número de Páginas: 106

A história da disputa entre espartanos e troianos foi imortalizada na brilhante narrativa de Homero. Sua descrição do fim da famosa guerra é considerada o primeiro clássico ocidental. Silvana Salerno revisita agora a obra, em linguagem acessível aos jovens leitores. O livro traz biografia do autor e linha do tempo histórica.

Do antigo e do moderno na épica camoniana

Do antigo e do moderno na épica camoniana

Autor: Luiz Piva

Número de Páginas: 136
Temas clássicos na poesia portuguesa

Temas clássicos na poesia portuguesa

Autor: Maria Helena Da Rocha Pereira

Número de Páginas: 276
Ilíada

Ilíada

Autor: Homero

Número de Páginas: 506

A Ilíada é o poema épico por excelência, pois toda a ação decorre no campo de batalha. Narra o nono ano da guerra de Troia, a partir do episódio conhecido como "A ira de Aquiles" até o funeral de Heitor, maioral entre os guerreiros troianos. Esta edição é a tradução de Carlos Alberto Nunes, um dos mais prolíficos tradutores literários do século XX no Brasil. Supõe-se que a Ilíada é anterior à Odisseia. Toda a ação é condicionada pelo desentendimento entre Aquiles, maior guerreiro grego, e Agamémnone, comandante das tropas gregas, que toma deste um prêmio obtido em batalha. Homero é o modelo da poesia épica, citado extensamente desde o século VII a.C., e sua poesia, ou a poesia da tradição reencenada por ele, tornou-se um repertório comum para o homem grego.

A Ilíada em quadrinhos

A Ilíada em quadrinhos

Autor: Homero

Número de Páginas: 48

Desde tempos remotos, a magia da obra de Homero é inspiração constante para filmes, peças teatrais, romances... Igualmente, nasceu a proposta de trazê-la para a linguagem dos quadrinhos, aproximando-a do jovem leitor de forma dinâmica e envolvente. Misturando o amor e a estratégia, em um ambiente em que a guerra era tão comum quanto as paixões, a história fala sobre coragem e honra, sobre força e inteligência, convidando-nos a refletir sobre quem somos e como agimos até hoje.

A Ilíada Latina

A Ilíada Latina

Autor: Priscilla Adriane Ferreira Almeida

Número de Páginas: 152

A Ilíada Latina é um resumo em latim da Ilíada, feita por Bébio Itálico na época de Nero. Já no século I a.C., o mito troiano passou a ser cada vez menos conhecido através da Ilíada, já que o grego era apenas aprendido pela elite romana. Durante a Idade Média, o grego deixou de ser aprendido no Ocidente, e assim, a Ilíada se perdeu durante esse período, até que estudiosos italianos começaram a aprender grego com os viajantes bizantinos no século XIV. A história da guerra de Troia, portanto, passou gradativamente a ser conhecida através de resumos, adaptações e versões em latim da Ilíada. É nesse contexto que se insere a Ilíada Latina, única obra desse conjunto que permaneceu conservada ao longo dos séculos. A redução da Ilíada homérica para apenas 1070 versos inevitavelmente acarreta perda da profundidade original, mas a Ilíada Latina também encerra aspectos interessantes. É possível ver claramente como Bébio Itálico entendia a Ilíada de Homero, através das passagens e aspectos que ele escolhe transmitir, além do que se pode compreender através de suas omissões e inovações em relação ao texto homérico original.

A Ilíada de Homero adaptada para jovens

A Ilíada de Homero adaptada para jovens

Autor: Frederico Lourenço

Número de Páginas: 224

Esta adaptação da Ilíada transforma o mais clássico dos poemas épicos em uma narrativa acessível tanto para os leitores mais jovens quanto para os mais experientes. Uma ótima introdução a todos que buscam conhecer a história de Aquiles. Destinada a um público jovem, mas sem excluir leitores de todas as idades, esta adaptação em prosa da Ilíada conserva o essencial do poema em uma linguagem fluente. A Ilíada, além de ser considerado o primeiro livro da cultura ocidental, é, ainda hoje, um tratado incomparável sobre os desafios e escolhas que somos obrigados a fazer e sobre as grandes questões que a vida nos coloca ao longo do tempo.

Odisseia

Odisseia

Autor: Homero

Número de Páginas: 472

Surgida no século IX a.C., a "Odisseia" é considerada umas das mais importantes obras da literatura ocidental. Em seus 24 cantos, ela conta as histórias e aventuras de Odisseu (em latim, Ulisses), após sua participação na Guerra de Troia e as peripécias por que passou ao voltar para casa, na ilha grega de Ítaca, para junto da mulher e do filho. O herói vive uma série de aventuras fabulosas pelo caminho, enfrenta inimigos, encontra feiticeiros, ninfas e conhece diversos lugares. Donaldo Schüler, um dos maiores helenistas e tradutores brasileiros, ao verter a obra homérica do original grego para o português, logrou o êxito de manter a sonoridade original, aliando as falas à linguagem coloquial.

A guerra que matou Aquiles

A guerra que matou Aquiles

Autor: Caroline Alexander

Número de Páginas: 358

A REPRESENTAÇÃO COM PRECISÃO INIGUALÁVEL DE UMA DAS HISTÓRIAS MAIS ATEMPORAIS DA CIVILIZAÇÃO A guerra que matou Aquiles: A verdadeira história da Ilíada, diferentemente da maioria das obras sobre o tema, não aborda nenhuma das questões tradicionais da Ilíada. Os dramáticos eventos da Guerra de Troia são lendários, mas a Ilíada é completamente voltada para algumas poucas semanas ao fim de uma guerra que já durava dez anos. O foco da história não se dá no drama, mas numa verdade mais amarga: ambos os exércitos queriam o fim da guerra. No entanto, Caroline Alexander esmiúça a história e revela a visão do próprio Homero em relação à sua obra-prima. Uma analise sobre um conflito que trouxe apenas morte e miséria para os povos, sem ganho territorial para qualquer um dos lados.

Sin imagen

A Ilíada de Homero em decassílabos duplos

Autor: Homero

Número de Páginas: 0

A Ilíada narra os eventos próximos à queda de Troia. Seu fio condutor, explicitado já no primeiro verso do poema, é a ira de Aquiles. Essa ira devastadora, deflagrada por um desentendimento com o líder do exército grego, Agamêmnon, traz uma miríade de mortos tanto para gregos quanto para troianos, regando a planície de Troia com o sangue de guerreiros. O tempo todo, acompanhamos o conflito pelas lentes magistrais do poeta, que consegue tanto se aproximar do detalhe cirúrgico de uma cena quanto se afastar e nos dar a perspectiva maior do conflito, em especial pelo olhar de Zeus, que a tudo assiste do topo do monte Ida. Talvez o mais fascinante sobre esta história seja a grandeza de seus personagens. Por mais que Aquiles seja o protagonista, há espaço, nos dois lados do conflito, para muitos heróis brilharem com façanhas guerreiras, com duelos singulares e também com discursos ao longo do poema. A todo momento, o texto nos convence de que aquilo que está acontecendo — e de que aquele herói que está em foco — é o que há de mais importante e mais devastadoramente humano que existe. Ainda que atribuídas a Homero, hoje sabemos que a Ilíada e a Odisseia foram...

Toda poesia de Machado de Assis

Toda poesia de Machado de Assis

Autor: Machado De Assis , Cláudio Murilo

Número de Páginas: 766

Machado de Assis é considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Unanimemente aclamado pela crítica e pelos leitores como um mestre da ficção, somente agora as suas poesias, gênero que praticou com igual maestria, vêm sendo valorizadas por pesquisadores e estudiosos. Conhecido apenas por um reduzido número dos seus mais divulgados poemas, Machado, entretanto, não pode ser visto como um poeta bissexto, já que produziu, ao longo de sua vida, uma obra poética contínua e relevante. A sua carreira literária foi marcada por uma constante dedicação à poesia, desde a estréia em 1854, ao último famoso soneto, “A Carolina”, publicado em 1906. No ano em que se completam 100 anos de sua morte, a Editora Record lança TODA POESIA DE MACHADO DE ASSIS. Organizado por Cláudio Murilo Leal, o livro reúne pela primeira vez, em um só volume, a totalidade da produção poética de Machado de Assis.A publicação de TODA POESIA DE MACHADO DE ASSIS, além de resgatar significativos poemas que, de outra forma, poderiam cair em completo esquecimento, coloca ao alcance dos machadianos material imprescindível para uma visão global da evolução do pensamento e da...

A Odisseia

A Odisseia

Autor: Homero

Número de Páginas: 363

Um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga, a obra A Odisseia é consagrada ao retorno do rei Ulisses ou Odisseu , que durante dez anos enfrentou perigos na terra e no mar até conseguir chegar ao reino de Ítaca. Herói da Guerra de Troia, Ulisses ficou preso em uma ilha durante anos, até finalmente partir com seus doze navios e homens, em uma espetacular jornada repleta de obstáculos, para encontrar a mulher Penélope e o filho Telêmaco. A batalha contra o Ciclope, o sedutor canto das sereias e a fúria de Netuno, deus dos mares, são alguns dos episódios fabulosos dessa obra, retratados em versos ao mesmo tempo dramáticos e poéticos.Como se diz na proposição, A Odisseia é a história do herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a cidadela sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de muitos homens e que no mar padeceu mil tormentos, enquanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros. Texto de Clóvis de Barros Filho.

Épicos: Ilíada, Odisseia, Eneida, Divina Comédia E Os Lusíadas

Épicos: Ilíada, Odisseia, Eneida, Divina Comédia E Os Lusíadas

Autor: Adeilson Nogueira

Número de Páginas: 99

Épico é o nome de um gênero tradicional de poesia, conhecida como poesia épica onde a história se centra em personagens heroicos, e a ação tem lugar em grande escala, tal como na poesia épica. Os épicos neste sentido são representações majestosas capazes de capturar lutas espantosas, tais como histórias de guerra, aventuras, e outros esforços de grande envergadura ao longo de extensos períodos de tempo. De todos os gêneros literários, é inegável a importância dos épicos. Sem eles, dificilmente, ao longo da História, haveria unificação de línguas. Assim foi na Grécia, através da Ilíada e da Odisseia, ambas de Homero, por volta do século VIII a.C.. Roma deu sua contribuição com a magnífica Eneida, de Virgílio, no século I a.C.. Em época contemporânea, destacamos, no presente trabalho, a Divina Comédia, do nosso admirado florentino Dante Alighieri, escrita nos idos de 1304 a 1321. Para finalizar, no século XVI, Portugal nos oferece Os Lusíadas, do abnegado Camões. Obra que quase lhe custou a vida para que chegasse até nós. Os épicos são imortais, como imortais são os seus autores.

Iliada de Homero em verso portuguez por M. O. Mendes ... Edïctor e revisor, H. Alves de Carvalho

Iliada de Homero em verso portuguez por M. O. Mendes ... Edïctor e revisor, H. Alves de Carvalho

Autor: Homer

Número de Páginas: 364
A canção de Aquiles

A canção de Aquiles

Autor: Madeline Miller

Número de Páginas: 432

Quando a glória de um semideus encontra o amor de um príncipe. Sucesso internacional, com mais de um milhão de cópias vendidas, em nova edição! MAIS DE 30 SEMANAS CONSECUTIVAS NA LISTA DE MAIS VENDIDOS DO THE NEW YORK TIMES Grécia Antiga, o lar de deuses e reis. Pátroclo, um jovem e tímido príncipe, acaba exilado no reino de Fítia, após um acontecimento trágico. Em seu novo lar, longe de tudo o que conhecia, ele encontra Aquiles – filho do rei e da deusa Tétis. Aquiles é tudo o que Pátroclo não é: extraordinário em todos os sentidos, belo e com um futuro brilhante já delimitado por uma profecia. Mesmo com essas diferenças, eles desenvolvem uma conexão profunda e se tornam inseparáveis. Durante anos, passam a vida assim, lado a lado, crescendo juntos. E, quando se tornam jovens adultos, esse relacionamento muda para algo ainda mais intenso. A vida idílica que levam é interrompida quando surge a notícia de que Helena de Esparta foi raptada e que os homens gregos devem partir imediatamente para Troia a fim de libertá-la. Aquiles vê nessa guerra a oportunidade perfeita para enfim cumprir seu destino heroico e decide deixar para trás a corte e seguir para ...

Sin imagen

RUTH ROCHA CONTA A ILIADA

Autor: Ruth Rocha , Eduardo Rocha

Número de Páginas: 136

Neste livro adaptado, a autora procura recontar a história de Homero. A autora acrescentou ainda uma continuação, compilando lendas, histórias e peças teatrais que contam o final da guerra de Troia.

Sin imagen

Ilíada

Autor: Menelaos Stephanides

Número de Páginas: 262

Esta história é até hoje muito conhecida pois tem como principal fonte um clássico da literatura universal - a Ilíada, de Homero. No entanto, a história da guerra de Tróia não se restringe ao conteúdo da Ilíada. Na verdade, nesta obra não constam, por exe

Sin imagen

Box Odisseia e Ilíada

Autor: Homero

Número de Páginas: 0

Ilíada e Odisseia são os maiores clássicos da literatura ocidental. Seus elementos míticos influenciaram a cultura através dos séculos e ainda conseguem dialogar com leitores de hoje. A Editora Nova Fronteira traz ao mercado uma edição especial dessas obras-primas de Homero, num boxe de luxo, com a famosa tradução de Carlos Alberto Nunes.

A Ilíada

A Ilíada

Autor: André Pereira Da Silva

Número de Páginas: 242

Nesta obra o leitor encontrará os primeiros cinco cantos da Ilíada de Homero adaptados para um público mais jovem, com um vocabulário mais palatável as descrições divindades e demais explicações para uma melhor compreensão da obra mais antiga do ocidente.

Sin imagen

Iliada

Autor: Homère , Haroldo De Campos

Número de Páginas: 481

Neste primeiro volume, estão compreendidos os doze primeiros Cantos (Rapsódias) do poema homérico.

A Ilíada Indígena

A Ilíada Indígena

Autor: Daniel Ben Elyon

Número de Páginas: 64

História de uma guerra entre as tribos caingangue e tupi-guarani no Oeste do Paraná.

Sin imagen

Box Homero - Ilíada + Odisseia

Autor: Homero Homero

Número de Páginas: 0

Box dos maiores clássicos da literatura ocidental, a Ilíada e a Odisseia, traduzidas por Christian Werner.

O sexto canto da Iliada e os dous primeiros cantos do Inferno de Dante

O sexto canto da Iliada e os dous primeiros cantos do "Inferno" de Dante

Autor: Homer

Número de Páginas: 62
Dos Trovadores ao Orfeu

Dos Trovadores ao Orfeu

Autor: Amorim De Carvalho

Número de Páginas: 494

«Este trabalho resultou do alargamento sucessivo dum certo estudo em princípio bastante limitado. Alguns problemas trouxeram consigo novos problemas, até esta visão panorâmica muito vasta: o maneirismo na poesia portuguesa. Tudo isto começou pela ideia, bem definida, de escrever apenas uma crítica a um livro recentemente publicado do poeta Alfredo Guisado, poeta do Orfeu, um dos representantes mais originais dessa poesia moderna a que se tem chamado barroca. Procurando auscultar o fenómeno que a palavra «barroco» recobre, admiti uma lei ou relação de constância nesse fenómeno, através da história da literatura, seja em certos casos colectivos duma literatura, seja em certos casos individuais; impôs-se-me, em seguida, a dúvida sôbre se os termos «barroco» e «barroquismo», mais particularmente designativos da literatura e da arte de uma época historicamente determinada, conviriam para designar um fenómeno de grande generalidade e repetição nos diferentes panoramas históricos das várias literaturas nacionais e da arte em geral, e, nessa mesma generalidade e repetição, revelando aspectos particulares individualizantes e com data.» Amorim de Carvalho, na ...

La lengua portuguesa: Vol. I

La lengua portuguesa: Vol. I

Autor: Marcos De Dios, Ángel

Número de Páginas: 1148

Hace un año se celebraba en la Facultad de Filología de la Universidad de Salamanca, el Congreso La Lengua Portuguesa, bajo los auspicios del Centro de Estudios Brasileños, promotor de esta justificada y necesaria iniciativa en el contexto hispánico. Estos volúmenes se publican, bajo la denominación genérica de La Lengua Portuguesa las más de ciento cincuenta conferencias y comunicaciones de este magno Congreso. En torno a dos grandes bloques, Lengua y Literatura, en los que hemos aglutinado todas las intervenciones, se articulan diversos ejes fundamentales, también semánticamente muy ricos, encuadrados todos ellos bajo el concepto de lengua y cultura de expresión portuguesa: metodología y enseñanza de la lengua, historia de la lengua (sintaxis, morfología, fonética, léxico…), lingüística diacrónica y sincrónica, dialectología, literatura comparada, literaturas de lengua portuguesa de diferentes épocas y países, etc., etc. No es fácil conseguir los textos escritos de todos los participantes cuando no se entregan antes o inmediatamente después de su intervención. Nuestra intención fue (y así lo comunicamos a los congresistas) su inmediata publicación...

Ignácio Rangel E Os Ciclos de Kondratieff

Ignácio Rangel E Os Ciclos de Kondratieff

Autor: Yolanda Vieira De Abreu E Helke Hernandes Raposo Silva

Número de Páginas: 42
Educação Grega e Jogos Olímpicos

Educação Grega e Jogos Olímpicos

Autor: Alessandro Barreta Garcia

Número de Páginas: 15

O livro faz uma abordagem indispensável na História da educação grega e seu legado para o estudo da unidade política e poética de uma nação. Também aborda a história dos jogos olímpicos apresentando a estrutura e organização dos jogos. Em síntese apresenta um legado deixado pelos gregos em termos de formação educacional e cuidados na realização dos exercícios físicos entre crianças.

Últimos livros procurados