Gamificação na Educação
Autor: Andreza Regina Lopes Da Silva , Araci Hack Catapan , Cláudio Henrique Da Silva , Eliseo Berni Reategui , Fernando José Spanhol , Ildo Francisco Golfetto , Juliana Bordinhão Diana , Lynn Rosalina Gama Alves , Luciane Maria Fadel , Luís H. Lindner , Maria José Baldessar , Marcia Maria Alves , Marinilse Netto , Marcelle Rose Da Silva Minho , Marcelo Vera Cruz Diniz , Oscar Teixeira , Rafael Pereira Dubiela , Raul Inácio Busarello , Rômulo Martins França , Vania Ribas Ulbricht , Viviane H. Kuntz , Viviane Sartori
Número de Páginas: 302O termo gamificação compreende a aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. Assim, embora a palavra tenha sido utilizado pela primeira vez em 2010, a gamificação tem sido aplicada há muito tempo. Na educação, por exemplo, a criança podia ter seu trabalho reconhecido com estrelinhas (recompensa) ou as palavras iam se tornando cada vez mais difíceis de serem soletradas no ditado da professora (níveis adaptados às habilidades dos usuários). Embora esses sejam exemplos simples, é possível que você, leitor, tenha lembrado de uma experiência parecida e, portanto, testemunhado atividades gamificadas. O que mudou foi a compreensão do processo, sua relevância para a educação e, principalmente, a responsabilidade em sua aplicação. Para colaborar com as pesquisas que estão surgindo sobre o tema, este E-book propõe reunir conceitos, indagações, aplicações e respostas sobre a gamificação e a educação.