
Recantos da Mente, é um livro de poesias onde as mesmas tratam de temas relacionados aos sentimentos quotidianos que cada coisa ou pessoa nos desperta.
Este livro é resultado de um trabalho desenvolvido do 5º ao 8º Semestre do Curso de Pedagogia, nas disciplinas de Pesquisa e Construção do Saber Educativo I e II e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Inicialmente os alunos realizaram um pré-projeto seguido do projeto, coleta de dados e escrita do artigo. Foram escolhidos temas considerados de relevância para a prática profissional do pedagogo, considerando as linhas de pesquisa do curso e o interesse dos alunos. Eles aprofundaram seus conhecimentos acerca dos conteúdos buscando referências científicas e delimitando o tema.
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Letras – Literatura Comparada.
Ensaios sobre diversos aspectos da literatura latino-americana escritos por especialistas do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (Nelam) da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste contexto, são abordadas as questões da poesia latino-americana contemporânea, de teatro, literatura infanto-juvenil, memória, música e antropologia.
poemas baseado na infância de meus filhos e sobrinhos.
Traz propostas para professores de todas as disciplinas – e que se adaptam facilmente a qualquer série do ensino fundamental – de numerosas práticas pedagógicas que utilizando- se de questionamentos de preconceitos, preparam o jovem para dialogar e se posicionar frente ao racismo com argumentos científicos, éticos e jurídicos.
Este livro é um convite sério ao respeito às crianças de todas as raças. A autora, com emoção pela sua 'história de criança negra' e pelo compromisso como educadora infantil na Fiocruz, Rio de Janeiro, contribui de forma significativa para a reflexão sobre discriminação racial. Alerta que muitos professores, sem saber como lidar com essas questões, podem até mesmo reforçar o racismo, ressaltando a necessária reflexão de todos sobre o tema.
Essays of Ana Maria Machado, some published in newspapers or sites, others as speeches or at Congresses.
Este livro relaciona as obras mais importantes de autores brasileiros e estrangeiros, em língua portuguesa, recomendadas por 65 pessoas, escolhidas por suas atividades intelectuais e/ou militantes relacionadas com a vida afro-brasileira.
Começando com a questão da leitura na escola, a autora situa a literatura infantil no contexto da produção narrativa ficcional, de raízes longínquas, detendo-se, depois, na análise de seis autores brasileiros. No percurso, recomenda leituras, sugere material de apoio, propõe atividades.
Neste livro, resultado dos trabalhos desenvolvidos no Projeto Gerando Cidadania, são apresentadas discussões acerca da temática de Direitos da Criança e Adolescente e temas correlatos, bem como relatos de experiências, reflexões e propostas de ações de educadores que tiveram coragem e pretensão de inovar. A obra se desenvolve em seis seções - Diversidade e Etnia, Família, Sexualidade, Violência, Drogas e Exploração Infantil. Em cada uma delas você encontrará textos teóricos enriquecidos pelas experiências práticas desenvolvidas com bebês e com crianças a partir de quatro anos de idade até a adolescência, e reflexões sobre essas práticas. Exemplos mostram como promover de diversas maneiras a auto-estima, o respeito próprio e o respeito pelos outros, a valorização da amizade, da convivência, da aceitação e da diversidade. O trabalho em diversas faixas etárias permite a reflexão sobre as características das crianças e jovens nas etapas da vida e sua influência na visão de grupo, compreensão, aceitação e respeito mútuo.
Nem tudo que cai na rede é autor. POde ser leitor. MAs nem todo leitor se transforma em autor. O Que faz com que alguém que esteve às voltas com letras, números, frases inteiras, parágrafos, ilustrações, desenhos, figurinhas e HQs feitos por outros transforme-se em alguém que componha frases, figuras e histórias com princípio meio e fim para outros? O que faz com que se atravesse a linha que divide o universo letrado em duas partes complementares e indispensáveis uma à outra? Talento? Vocação? Disposição de bens culturais? Talvez a resposta esteja neste livro.
Neste livro autobiográfico, Ana Maria Machado descreve, com toda a 'força estranha' da palavra, a trajetória de uma leitora que se tornou autora, oferecendo aos leitores o mesmo presente que recebeu desde a infância - o fascínio das histórias contadas e escritas ontem, hoje e sempre.
Ver Opções