Diario Do Estado

Baixar livros completos gratuitos em formato PDF e EPUB

Número total de livros encontrados: 40 para sua pesquisa Aproveite sua leitura!

O Autor Paulo Henrique Camargo Rinaldi, o PH, ou melhor, o professor PH, desenvolveu, durante alguns anos, palestras destinadas a estudantes e educadores. Nelas, gosta, antes de tudo, de se apresentar. Suas palavras invariavelmente são: “O que sou? O que faço? Sou professor. Escolhi ser professor e tenho disso muito orgulho. Chamo poucas e raras pessoas de professor...

Autor: Luiz Gonzaga Teixeira

Número de Páginas: 330

“O tempo na Idade Média” é um livro acadêmico, escrito como um capítulo de uma tese de doutorado na USP, mas é um livro de leitura relativamente fácil, que faz um grande esforço para explicar detalhadamente e com clareza cada uma das ideias. Nós, ocidentais, nesse início de século XXI, temos uma concepção muito particular do tempo.

Inclusão Escolar: Pesquisando políticas, formação de professores e práticas pedagógicas

Autor: Leandro Osni Zaniolo

Número de Páginas: 15

O livro traz observações de estudos que delineiam um panorama sobre questões vitais à formação docente e atuação pedagógica, bem como fundamentos teóricos profundamente estimulados pelo que tem sido debatido na literatura especializada na área, visando estimular iniciativas reflexivas aos professores.

Jame

Autor: Emídio Cabrita De Oliveira

Número de Páginas: 274

Jame é a história de Jaime, um garoto que sonhava continuar a estudar após concluir a 4.ª classe, mas, no tempo em que viveu, as condições económicas dos seus pais e do seu país não lho permitiram. A amizade de um jovem mais velho fez com que ele desse o primeiro passo na concretização do seu sonho e a generosidade de um Professor proporcionou-lhe a sua continuidade. Terá a paixão maternal de uma amiga ditado o seu fim? O seu amigo viveu uma história de amor dramática e a Teoria de Hitler fez mais uma vítima. Teremos, ou não, um país maravilhoso?

Professor de Educação Física e a Ditadura Militar no Brasil

Autor: Wesley Batista Araújo

Número de Páginas: 15

Este livro é uma releitura de parte da história da Educação Física escolar desenvolvida no período da Ditadura Militar, baseando-se no depoimento de professores que atuaram em escolas da cidade de Jundiaí-SP. A obra mostra como as políticas públicas ou sistemas de governo não conseguiram determinar a ação dos sujeitos durante o período e como as propostas pedagógicas e/ou diretrizes curriculares foram alteradas conforme seus costumes, tradições e experiências pedagógicas, sendo, portanto, conscientes de suas ações e não meras marionetes do Estado.

Eles não querem nada X O professor não domina a turma

Autor: Elaine Lopes Novais

Número de Páginas: 15

Este livro discute a questão da (in)disciplina dos alunos em sala de aula. A ideia de controlar totalmente o aluno, submetendo-o sob determinado código de conduta, pertence a uma visão de educação em que o professor é o único detentor do saber legitimado e do poder, e se encontra em posição de dominação em relação ao aluno. Tal visão é incompatível com os pressupostos da pós-modernidade, em que professores e alunos são sujeitos múltiplos e fragmentados, e os saberes transitórios e inacabados, em constante (re)(co)construção. Esta obra propõe um novo caminho para solucionar a questão da (in)disciplina, a partir da visão bakhtiniana de linguagem, isto é, do discurso construído pelos participantes. A resposta à (in)disciplina não está no uso do poder, mas em saber ouvir o outro na construção do saber.

Discussão de Assuntos Complexos na Visão de Professores e Alunos

Autor: Rogério Da Costa Neves

Número de Páginas: 228

Neste livro, o autor Rogério Neves compartilha seu fazer pedagógico, seu talento investigativo e sua transformação profissional, articulando importantes contribuições teórico-metodológicas em um texto maduro, introspectivo e poético. A obra analisa como assuntos complexos são geralmente tratados no sistema escolar, particularmente no que se refere à discussão com o professor.

La lengua portuguesa: Vol. II

Autor: Marcos De Dios, Ángel

Número de Páginas: 1148

Hace un año se celebraba en la Facultad de Filología de la Universidad de Salamanca, el Congreso La Lengua Portuguesa, bajo los auspicios del Centro de Estudios Brasileños, promotor de esta justificada y necesaria iniciativa en el contexto hispánico. Estos volúmenes se publican, bajo la denominación genérica de La Lengua Portuguesa las más de ciento cincuenta conferencias y comunicaciones de este magno Congreso. En torno a dos grandes bloques, Lengua y Literatura, en los que hemos aglutinado todas las intervenciones, se articulan diversos ejes fundamentales, también semánticamente muy ricos, encuadrados todos ellos bajo el concepto de lengua y cultura de expresión portuguesa: metodología y enseñanza de la lengua, historia de la lengua (sintaxis, morfología, fonética, léxico…), lingüística diacrónica y sincrónica, dialectología, literatura comparada, literaturas de lengua portuguesa de diferentes épocas y países, etc., etc. No es fácil conseguir los textos escritos de todos los participantes cuando no se entregan antes o inmediatamente después de su intervención. Nuestra intención fue (y así lo comunicamos a los congresistas) su inmediata publicación...

Educação e Cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo

Autor: Elizabeth Miranda De Lima , Luciana Marino Do Nascimento , Luciete Basto De Andrade Albuquerque

Número de Páginas: 244

A coletânea Educação e Cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo, organizada pela professora Luciana Marino do Nascimento, traz um conjunto de textos de professores e pesquisadores de universidades, sobretudo da Universidade Federal do Acre, acerca da Educação Escolar. Esses textos contêm desde dados acerca da Educação escolar primária do início do século passado até análise das políticas de alterações dos currículos de cursos universitários da década de 1990, passando por discussões pertinentes à educação inclusiva e à educação a distância; esses temas são tratados de perspectivas histórica, sociológica, psicológica e pedagógica. Se há diversidade de temas, eles são internamente associados, sem que haja necessariamente intenção dessa relação. Assim, em um dos textos, há a informação que nas escolas do início do século passado encontra-se a tendência a incluir alunos de ambos os sexos e jovens e adultos que possam ter dificuldade de frequentar a escola durante o dia, prenunciando a atual discussão sobre a educação inclusiva apresentada em outros textos; em um texto que analisa gestões de governadores do Estado do...

Placar Magazine

Número de Páginas: 64

PLACAR: a maior revista brasileira de futebol. Notícias, perfis, entrevistas, fotos exclusivas.

Sabedoria Maravilhosa

Autor: Michael Kellogg

Número de Páginas: 146

Sabedoria Maravilhosa é um guia para quem está iniciando seus estudos de Cabalá. Baseado em textos autênticos da Cabalá oferece uma squência de lições, passadas de Cabalistas para os alunos ao longo dos séculos e que revelam a natureza desta sabedoria.

Estágio Curricular Supervisionado

Autor: Raquel Gomes De Oliveira

Número de Páginas: 15

Este livro traz princípios para uma atual abordagem de desenvolvimento do Estágio, pois a autora investiga uma proposta de Estágio Supervisionado alternativa ao modelo de estágio marcado historicamente pela sequência observação-participação-regência. Fundamental para profissionais de Pedagogia e Licenciatura, a obra traz um aporte teórico e prático, exemplificando modelos de estágio e relatando experiências vividas pelos alunos.

Placar Magazine

Número de Páginas: 44

PLACAR: a maior revista brasileira de futebol. Notícias, perfis, entrevistas, fotos exclusivas.

Formação de Professores que Ensinam Matemática: Saberes e Vivências a partir da Resolução de Problemas

Autor: José Luiz Cavalcante

Número de Páginas: 15

A presente obra deriva de uma pesquisa realizada com o intuito de encontrar alternativas para a formação inicial e continuada de professores, no que concerne à Educação Matemática. Nesse sentido, o autor se baseia em ampla bibliografia e experiências envolvendo a metodologia de Resolução de Problemas, analisando o efeito produzido pela mesma sobre os sujeitos participantes do estudo. Trata-se, assim, de um livro indicado a um público amplo de docentes da Educação Básica e estudantes de graduação e pós-graduação.

Formação de Professores de Línguas: Ampliando perspectivas

Autor: Ruberval Franco Maciel

Número de Páginas: 15

Escrito a muitas mãos por professores e pesquisadores de diferentes instituições e em diferentes momentos profissionais, este livro oferece um novo olhar sobre a arte de ensinar uma língua adicional. É uma excelente coletânea de artigos que analisam diversos temas relevantes, destacando-se a formação de professores, letramento crítico, novos letramentos, educação e políticas linguísticas. Essa é uma das obras que nenhum professor de língua adicional pode deixar de ler.

Placar Magazine

Número de Páginas: 44

PLACAR: a maior revista brasileira de futebol. Notícias, perfis, entrevistas, fotos exclusivas.

Fotografia: usos, repercussões e reflexões

Autor: Paulo César Boni , Ana Taís Martins Portanova Barros , Juliana De Oliveira Teixeira , Maria Luisa Hoffmann , Fábio Gomes Goveia , Lia Scarton Carreira , Fabiana Aline Alves , Emerson Dos Santos Dias , Simonetta Persichetti , Diego Luciano Pontes , Isaac Antonio Camargo , Stela Maris Munhoz , Pedro Afonso Vasquez , Rafael Castanheira Pedroso De Moraes

Número de Páginas: 286

Este livro reúne, em seus dez capítulos, contribuições de fotógrafos, pesquisadores e professores de fotografia de dez instituições brasileiras de ensino superior. Alguns dos trabalhos aqui apresentados estimulam o leitor a refletir sobre a linguagem e a estética fotográfica; outros apresentam propostas metodológicas inéditas de coleta e análise de fotografias. E há os que convidam o leitor para um passeio curioso e relaxante pelo mundo mágico da arte da fotografia, sendo que um deles trás o belíssimo resultado plástico de uma experiência imersiva de documentação fotográfica. Fotografia: usos, repercussões, reflexões, ao reunir modos distintos de pensar a fotografia, pretende, além de trazer novos conhecimentos ao leitor, ser uma ferramente auxiliar de ensino em sala de aula e transformar-se em fonte de pesquisa para a produção de novos materiais sobre fotografia, tanto em cursos de graduação quanto de pós-graduação lato e stricto sensu.

La lengua portuguesa: Vol. I

Autor: Marcos De Dios, Ángel

Número de Páginas: 1148

Hace un año se celebraba en la Facultad de Filología de la Universidad de Salamanca, el Congreso La Lengua Portuguesa, bajo los auspicios del Centro de Estudios Brasileños, promotor de esta justificada y necesaria iniciativa en el contexto hispánico. Estos volúmenes se publican, bajo la denominación genérica de La Lengua Portuguesa las más de ciento cincuenta conferencias y comunicaciones de este magno Congreso. En torno a dos grandes bloques, Lengua y Literatura, en los que hemos aglutinado todas las intervenciones, se articulan diversos ejes fundamentales, también semánticamente muy ricos, encuadrados todos ellos bajo el concepto de lengua y cultura de expresión portuguesa: metodología y enseñanza de la lengua, historia de la lengua (sintaxis, morfología, fonética, léxico…), lingüística diacrónica y sincrónica, dialectología, literatura comparada, literaturas de lengua portuguesa de diferentes épocas y países, etc., etc. No es fácil conseguir los textos escritos de todos los participantes cuando no se entregan antes o inmediatamente después de su intervención. Nuestra intención fue (y así lo comunicamos a los congresistas) su inmediata publicación...

Placar Magazine

Número de Páginas: 80

PLACAR: a maior revista brasileira de futebol. Notícias, perfis, entrevistas, fotos exclusivas.

História e Ensino de História: As perspectivas do saber histórico e sua culminância para o desenvolvimento de um projeto de homem

Autor: Luiz Carlos Bento

Número de Páginas: 15

Este livro discute a relação entre a História e o Ensino de História, buscando abordar alguns temas que são pertinentes ao debate historiográfico. Em linhas gerais, ele empreende um esforço coletivo de pensar a história enquanto forma de conhecimento objetivo do passado humano, buscando desdobrar algumas de suas categorias mestras. As temáticas desenvolvidas ao longo da obra buscam refletir sobre a relação entre o saber histórico e a didática da história, postulando a necessidade de refletirmos sobre a importância da consciência histórica enquanto forma de orientação dos homens em relação ao seu tempo. Outra temática que merece ser ressaltada na obra é a analise da condição de intelectual do professor de história, visto que cabe a ele, enquanto sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem, aproximar o trabalho dos historiadores de ofício, da prática das salas de aula, desenvolvendo meios de fazer uma transposição mais precisa dos saberes produzidos pelos meios acadêmicos em relação ao ambiente escolar de uma forma geral. Tarefa esta que inegavelmente exige por parte do historiador/professor uma formação sólida no domínio das ciências da...

Anais/Actas do 6o Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática

Autor: Sergio Nobre , Fábio Bertato , Luis Saraiva

Número de Páginas: 982

Excelência no Secretariado

Autor: Bete D'elia , Magali Amorim , Mauricio Sita

Número de Páginas: 416

A busca constante pela excelência e representa o compromisso com o crescimento, a evolução e, principalmente, com a atitude de inovar, captar as tendências e transformá-las em realidade. Excelência no Secretariado traduz o perfil do atual profissional de secretariado, que tem consciência da sua importância no cenário corporativo e sabe da necessidade do contínuo aprendizado, de forma compatível com as demandas do mercado globalizado e dos desafios presentes no cotidiano. O livro conta com profissionais atuantes da categoria, de mestres da educação e da capacitação, representantes das entidades de classe e de importantes consultores, que aderiram ao objetivo de elaborar uma obra singular, para orgulho do Secretariado e de todos que ostentam a sua bandeira com profissionalismo e paixão.

Feira de Iniciação Científica 2015: ciência, tecnologia e inovação : livro de destaques

Número de Páginas: 736

A Educação Física no Contexto Escolar

Autor: Marcelo José Alves

Número de Páginas: 108

Este livro explora a Educação Física no contexto escolar e a sua relação interdisciplinar no desenvolvimento de ações que contribuam com a melhora na qualidade da prática. A Educação Física como centro do trabalho interdisciplinar, com ações sistemáticas e organizadas, utilizando-se de seus conteúdos e características próprias, interagindo o corpo com o meio, colabora facilitando a prática docente das professoras e sustenta o aprendizado tornando concretos conceitos, até então, abstratos como os da matemática.

O Estágio Final

Autor: Carlos Henrique Zucco

Número de Páginas: 250

Cientista cria a fusão a frio, militares a usam sem autorização para criar uma bomba para ser detonada no oriente médio por vingança, criando uma crise mundial do petróleo favorecendo o desenvolvimento do reator de fusão. A bomba é desativada e décadas mais tarde a humanidade está esgotando os recursos não energéticos do planeta. Uma missão robótica é levada a 8 planetas para verificar um provável destino. Naves chegam a 3 planetas, cada um com seus obstáculos e envolvendo questões de deuses e astronautas. O destino é escolhido, humanos são alterados geneticamente para hibernarem e embarcam rumo ao Estágio Final da Humanidade, concluído o primeiro livro de um tema vasto.

Professores Talentosos

Autor: Simone Da Silva Salgado

Número de Páginas: 15

Este livro é uma reflexão sobre o significado que os professores dão ao seu próprio talento, aos trabalhos realizados a partir de seus talentos e às possíveis relações entre a vida pessoal e profissional. Através da reconstrução de histórias pessoais, o livro identifica os eventos e, principalmente, os fatores contributivos para o desenvolvimento do talento dentro de um contexto social, partindo da experiência de uns para o desenvolvimento das necessidades de outros, ou seja, da necessidade de desenvolvimento das capacidades e habilidades de alunos e professores talentosos.

Violência Escolar perspectivas contemporâneas

Autor: Robert Segal

Número de Páginas: 220

Na escola, tudo parece estar em ordem. Muros altos, portões fechados, grades nas janelas, corredores limpos, paredes livres de pichações, mesas e cadeiras enfileiradas, alunos devidamente uniformizados. Neste cenário, fica praticamente impossível imaginar a violência no cotidiano escolar. Associada às agressões físicas e verbais, às cenas de depredação e ao narcotráfico, portanto, ao barulho, a violência que ocorre entre os muros da escola também merece uma visão acurada daquilo que se passa no chão desta instituição, de modo silencioso, sorrateiro, disfarçado, nas sombras. Além de confrontar discursos tradicionais à realidade, sobre a violência escolar – violência da escola, violência à escola e violência na escola –, o autor busca a compreensão deste fenômeno, nesta obra, servindo como uma ferramenta para pensar a formação e atuação de educadores e gestores da educação, bem como possibilitar uma contribuição aos pesquisadores das áreas das ciências humanas e sociais.

Ruralização e viver em fronteira: Jaguarão/RS

Autor: Jeferson Francisco Selbach , Rosemary Fritsch Brum

Número de Páginas: 573

Placar Magazine

Número de Páginas: 68

PLACAR: a maior revista brasileira de futebol. Notícias, perfis, entrevistas, fotos exclusivas.

Temas sobre a instrução no Brasil Imperial (1822-1889) - Volume II

Autor: Jean Carlo De Carvalho Costa , Mauricéia Ananias , Rose Mary De Souza Araújo

Número de Páginas: 437

Em 2008 foi entregue aos leitores interessados em história da educação brasileira a Coletânea Temas Sobre a Instrução no Brasil Imperial (1822-1889) organizada pelos professores Antonio Carlos Ferreira Pinheiro e Cristiano Ferronato. Nela foram reunidos resultados de pesquisas de professores e alunos da graduação e da pós-graduação em Educação e em História da Universidade Federal da Paraíba. A ideia norteadora foi a de promover o debate de questões acerca da história da educação no período imperial da história do Brasil visualizado a partir da própria produção do então Grupo de Pesquisa em História da Educação na Parahyba Imperial, hoje, denominado, Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista- GHENO. Perseguindo o mesmo objetivo, o GHENO assumiu o desafio de selecionar novos textos sobre a história da educação no Brasil imperial e entregar à comunidade acadêmica e ao público em geral o segundo volume da coletânea: Temas Sobre a Instrução no Brasil Imperial (1822-1889). Volume II, organizado, por escolha do Grupo, pelos professores Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias e Rose Mary de Souza Araújo.

Últimos livros procurados