Diario Do Estado

Baixar livros completos gratuitos em formato PDF e EPUB

Número total de livros encontrados: 36 para sua pesquisa Aproveite sua leitura!

Correspondência incompleta

Autor: Ana Cristina Cesar

Número de Páginas: 314

Este livro de cartas pode ser lido como uma espécie de autobiografia da poeta carioca Ana Cristina Cesar. Em uma das cartas, a própria Ana diz que "cartas e biografias são mais arrepiantes que a literatura", e já sugeria a sua amiga Ana Candida a publicação futura da correspondência entre as duas. Embora sem contar com seu voto e com seu veto, esta coletânea vai ao encontro de seu desejo. O período coberto é o de 1976 a 1980, e revela Ana C. na sua intimidade, com algumas das melhores amigas que fez durante a vida. Esta edição ainda contém dois áudios raros: uma aula de Ana C. na PUC-RJ e uma entrevista para o programa de rádio Café com Letra. Organização: Heloisa Buarque de Hollanda e Armando Freitas Filho. Atenção: os arquivos de áudios estão disponíveis apenas para o aplicativo kobo em tablets e smartphones.

7 melhores contos de Ana de Castro Osório

Autor: Ana De Castro Osório

Número de Páginas: 215

Na coleção Sete Melhores Contos o crítico August Nemo apresenta autores que fazem parte da história da literatura em língua portuguesa. Neste volume, trazemos Ana de Castro Osório, uma escritora, especialmente no domínio da literatura infantil, jornalista, pedagoga, feminista e activista republicana portuguesa. Não deixe de conferir os demais volumes desta série! Os contos presentes nessa obra são: - A vinha. - A feiticeira. - Diário duma criança. - Sacrificada. - Sombras. - Dezoito Annos. - Solteirão.

Yuxin

Autor: Ana Miranda

Número de Páginas: 309

Ambientado em plena floresta amazônica, o livro cria uma linguagem para investigar o que compõe o pensamento de uma indiazinha brasileira. Um romance da biodiversidade, ousado e revelador. Em Yuxin, Ana Miranda inventa o mundo possível de uma jovem índia - uma "outra" brasileira. A pergunta inicial da autora é: como pensa essa moça?, para logo indagar-se o que pensa essa moça? A ação do livro decorre em 1919, no interior das matas densas do Acre. Ao mesmo tempo em que experimenta os conflitos de seu próprio cotidiano, a protagonista vive na fronteira de um mundo externo assustador, que assedia sua cultura com padres catequizadores e brancos interessados nos ganhos que podem ser obtidos com a exploração da floresta - de que fazem parte, como elemento natural, os índios com sua cultura. Ao falar da indiazinha Yuxin, Ana Miranda fala também de yuxin - substantivo de sentido complexo que se pode traduzir como "alma". Por meio da linguagem-alma da indiazinha, a escritora fala da alma da floresta, cheia dos ecos das vozes dos bichos e dos rumores da natureza. Em suas obras, Ana Miranda costuma buscar a linguagem mais íntima de seu personagem para utilizá-la como material ...

De gados e homens

Autor: Ana Paula Maia

Número de Páginas: 111

Edgar Wilson é o protagonista dessa narrativa que se passa dois anos depois da história de Carvão animal. O ex-carvoeiro trabalha em um matadouro de gado, e, embora prefira a criação de suínos, é parte do processo de produção de hambúrgueres que nunca experimentou. Exercendo com perícia a função de atordoador, o responsável pelo abate se vê, junto de seu chefe e de outros funcionários, surpreso diante da morte inesperada de animais e dos questionamentos despertados por tais eventos, até então impossíveis.

Dias e dias

Autor: Ana Miranda

Número de Páginas: 252

História e ficção se encontram neste romance sobre o amor de uma mulher pelo poeta Antonio Gonçalves Dias, autor da "Canção do exílio". A narrativa combina a paixão da jovem Feliciana pela escrita romântica com a descrição dos costumes brasileiros no século XIX, a descoberta da cultura indígena e o refinamento da sensibilidade feminina. "Estamos diante de um livro que não se consegue parar de ler", escreve José Mindlin na orelha deste romance de Ana Miranda. A história reúne três personagens centrais: Feliciana, uma jovem sonhadora e obstinada; o poeta romântico Antonio Gonçalves Dias, por quem ela nutre uma longa e intensa paixão, e o sabiá - não um sabiá específico, mas a espécie inteira, que na "Canção do exílio" simboliza a pátria distante. A narrativa de Ana Miranda combina história e ficção para contar uma história sobre o amor, os costumes provincianos no interior do Brasil durante o século XIX, a descoberta da cultura indígena, a beleza da poesia e os mistérios da sensibilidade. No romance, Feliciana toma conhecimento da vida íntima de Gonçalves Dias por meio das cartas enviadas pelo poeta a seu grande amigo Alexandre Teófilo de...

Placar Magazine

Número de Páginas: 112

PLACAR: a maior revista brasileira de futebol. Notícias, perfis, entrevistas, fotos exclusivas.

De cada quinhentos uma alma

Autor: Ana Paula Maia

Número de Páginas: 121

Mais uma vez, Ana Paula Maia consegue trazer para o centro da narrativa os mais dilacerantes conflitos humanos e explorar com requinte literário as nuances do bem e do mal. Edgar Wilson trabalha recolhendo animais mortos. Ele é responsável por levar as carcaças até um grande depósito onde um triturador dizima os despojos. Contudo, quando o país entra em colapso e começa a enfrentar situações cada vez mais inusitadas, ele acaba usando seu conhecimento para tentar dar sentido ao caos e encontrar uma forma de sobreviver à barbárie. Ao juntar-se a Bronco Gil e ao ex-padre Tomás, os três anti-heróis passam a rodar pelas estradas testemunhando a atração exercida pelo ocaso da realidade, desafiando tanto poderosos locais quanto instituições que não são bem o que eles imaginavam. Em um misto de romance de aventura e narrativa psicológica, Maia constrói personagens brutalizados, mas absolutamente humanos, que buscam seu lugar no mundo.

Atado de Ervas

Autor: Ana Mariano

Número de Páginas: 400

O livro compõe um grande mosaico da vida campeira, do galpão de estância à sala de jantar, tendo como pano de fundo episódios reais que marcaram o Rio Grande do Sul e o Brasil em meados do século XX. Figuras históricas como Getúlio Vargas e João Goulart – tratados como estancieiros amigos da família – surgem nas notícias de rádio, sinalizando tempos de profundas mudanças no campo e na cidade. Em uma prosa rica, que impressiona pela beleza das imagens que cria, Ana Mariano escolhe palavras precisas para tecer uma trama envolvente, em que as vidas de muitos se somam para contar uma mesma história: como se vivia e morria em uma estância de um passado não tão distante,em que os modos de vida e o espírito daquela época também são protagonistas.

A audácia dessa mulher (Nova edição)

Autor: Ana Maria Machado

Número de Páginas: 234

Um dos romances mais surpreendentes da literatura brasileira. É um livro sobre o amor e o ciúme, a fidelidade e a rebeldia, mas é também uma celebração da literatura e de seus leitores. Ganhador do prêmio Machado de Assis em 1999. Edição com textos críticos de Adriana Lisboa e Beatriz Resende. Bia conhece Virgílio numa reunião inusitada. Ambos foram convidados para conversar com Muniz, um autor de telenovelas que prepara seu próximo projeto: uma minissérie ambientada no século XIX. Ela é jornalista especializada em turismo; ele, um arquiteto e dono de restaurante. Muniz acredita que suas habilidades podem ajudá-lo a criar o cenário perfeito para a minissérie histórica Ousadia, mas eles não sabem ao certo como poderiam colaborar. O encontro, porém, rende desdobramentos inesperados. Bia e Virgílio se envolvem, parecem se entender muito bem, mas aos poucos a relação deles começa a ser contaminada pelo ciúme. Enquanto acompanhamos suas crises e dúvidas, Ana Maria Machado traça outras narrativas: o desenvolvimento de Ousadia e a descoberta de um diário de uma jovem do século XIX, que promete revelar verdades inesperadas sobre um caso de ciúmes e...

Boca do inferno

Autor: Ana Maria Miranda

Número de Páginas: 346

Salvador, late seventeenth century. In this city of excesses and debauchery unfolds the plot of the Hellmouth, recreation of a turbulent era centered power struggle that pitted the governor Antonio de Souza Menezes, the fearsome Silver Arm, lead by Bernardo Vieira Ravasco faction which were part of Father Antonio Vieira and the poet Gregorio. With a rich and precise language and a narrative of extraordinary agility, Ana Miranda filigree works in the points of contact between fiction and history, showing in all its force the lives of men and women torn between pleasure and sin, heaven and hell. Tortoise Award in 1990 for Best Breakthrough Author.

Desmundo

Autor: Ana Maria Miranda

Número de Páginas: 220

Este belo romance de Ana Miranda é o relato de uma jovem que atravessou não apenas o oceano Atlântico, mas a linha imaginária que separa a realidade e o sonho, a liberdade e a escravidão, o amor e o ódio, a virtude e o pecado, o corpo e o espírito. Numa noite do ano de 1555 chega ao Brasil uma caravela trazendo uma leva de órfãs mandadas pela rainha de Portugal para se casarem com os cristãos que aqui habitavam. Com a mente repleta de sonhos e fantasias, elas pisam pela primeira vez a terra distante, onde um mundo rude, belíssimo, violento as espera. A história dessas órfãs é contada por uma delas, Oribela, com sua visão mítica, espiritual, sensual - uma jovem que costuma ter visões noturnas, ímpetos de partir e muito medo da paixão que habita sua alma.

Uma Hist

Autor: Ana Campos

Número de Páginas: 106

(Inspirado na obra de Jorge Amado: Dona Flor e seus Dois Maridos)Ros

Ponto de fuga

Autor: Ana Maria Machado

Número de Páginas: 209

Uma sedutora conversa sobre o mundo das letras em ensaios selecionados de Ana Maria Machado, cuja obra já vendeu mais de 20 milhões de exemplares. Nos onze ensaios que compõem este livro, frutos da participação de Ana Maria Machado em eventos literários, a autora mostra por que se tornou uma referência na literatura brasileira. Com mais de cem livros publicados ao longo de quarenta anos, ela não se limitou ao ofício de escrever, mas se dedicou a uma reflexão profunda e generosa a respeito de nossa produção literária, muitas vezes rompendo paradigmas sobre temas que pareciam consolidados. Laureada com o prêmio Hans Christian Andersen de Literatura Infantil, Ana Maria Machado discute, entre outros assuntos, a formação do leitor, as obras infanto-juvenis, o papel da escola e os segredos do escritor no ato da criação.

Aos quatro ventos

Autor: Ana Maria Machado

Número de Páginas: 123

Publicado em 1993 e premiado em 1994 pela União Brasileira de Escritores e pela Academia Brasileira de Letras, "Aos quatro ventos" é uma história de amor. Ou de amores, que se manifestam pela paixão dos amantes, pela amizade que atravessa tempos e oceanos, pela palavra, pela vida e pela liberdade. O livro é também uma homenagem comovente ao mundo das letras e dos livros. A escrita é uma paixão? Uma obsessão insana? Uma necessidade incontornável, como se obedecesse a forças sobrenaturais? Estas são questões que parecem perseguir o protagonista Guto. Diretor de uma empresa, subitamente ele descobre a escrita e, com ela, o fascínio de explorar o inesgotável universo da linguagem, atentando para o significado e o som das palavras, experimentando suas possibilidades, construindo um estilo e, sobretudo, servindo-se delas para o prazeroso — e muitas vezes difícil — diálogo com passado. A presença da memória afetiva é tão forte, aliás, que chega a ser "personagem" central, rivalizando com Vanda, esposa de Guto e professora de ciências, que sábia e calmamente vai acompanhando a entrega absoluta do marido aos encantos da escrita e da leitura. Até que, numa...

La favela des femmes

Autor: Frédéric Conan , Ana Valadares

Número de Páginas: 126

Recueil de conversations échangées entre l'auteur, médecin généraliste, et de nombreuses patientes adultes femmes lors de consultations médicales dans des favelas du Brésil. Traite de la condition des femmes dans les favelas et de la réalité quotidienne dans laquelle elles côtoient la violence, les sectes et le sexe.

Ilhas no tempo

Autor: Ana Maria Machado

Número de Páginas: 174

Essays of Ana Maria Machado, some published in newspapers or sites, others as speeches or at Congresses.

Infâmia

Autor: Ana Maria Machado

Número de Páginas: 280

Em "Infâmia", romance inédito de Ana Maria Machado, a escritora questiona os artifícios e as calúnias que com tanta frequência encobrem a verdade no mundo atual. O romance narra duas histórias em paralelo, centradas numa família de diplomatas e seus amigos mais próximos. Manuel Serafim Soares de Vilhena é um embaixador aposentado, patriarca de uma família bem-sucedida de diplomatas cuja vida sofre uma reviravolta após o aparecimento de um envelope com documentos antigos, que traz à tona os fantasmas da família. Na pasta, há fotos e fragmentos de textos de Cecília, filha do embaixador, que morreu anos antes em circunstâncias misteriosas. E esse não é o único núcleo narrativo do romance: o embaixador recebe também as visitas de Jorge, um fisioterapeuta jovem, cujo pai, que trabalha numa repartição pública, é acusado injustamente de participar de um esquema de corrupção. Aos poucos, eles se verão presos a uma rede de falsas acusações, num turbilhão kafkiano que só pode levar à tragédia. Em "Infâmia", Ana Maria Machado entrelaça fatos da história recente do Brasil em que a verdade, em meio a distorções e calúnias, nem sempre prevalece. O...

Contos

Autor: Ana Maria Machado

Número de Páginas: 43

Contos, de Ana Maria Machado – Escritora versátil, a atual presidente da Academia Brasileira de Letras apresenta aqui quatro textos curtos inéditos. Em comum, eles tratam de relações familiares: um pai e um filho se reencontram com o passado num restaurante no Canadá; uma filha tenta convencer o pai a aceitar seu casamento com um homem casado anteriormente; uma avó conta histórias para os netos.

Tpm

Número de Páginas: 112

Revista Tpm. Entrevistas e reportagens sobre comportamento, moda, beleza, viagem e decoração para mulheres que querem ir além dos manuais, desafiando os padrões. Imagem não é tudo.

A menina dos cabelos brancos

Autor: Ana Gobel

Número de Páginas: 0

Sobre a Obra: O livro apresenta um recorte da história de Anna Göbel, especialmente de suas experiências na passagem da infância para a adolescência. Nascida na Espanha de família alemã, criada na Argentina e morando desde 1995 no Brasil, ela compartilha com os leitores uma vida em movimento, repleta de altos e baixos, alegrias e percalços. Tudo começa na Alemanha, de onde a menina Anna, com apenas cinco anos, parte com os pais rumo à América do Sul, em uma longa viagem de navio. A família passa a morar em Buenos Aires, e também vivencia uma série de aventuras em diferentes países, sempre a bordo de sua kombi. Um problema de saúde marca o fim da infância de Anna e sua entrada na adolescência, ritualizada a partir de um episódio de quase-morte. Ela recebe uma segunda chance de viver e ingressa na nova fase, que chega repleta de dores e aprendizados descortinados pelos fios em que ela organiza sua história. Em A menina dos cabelos brancos, Anna Göbel compartilha com o leitor sua narrativa, tecida por letras e traços, e nos lembra que a beleza de toda caminhada está na capacidade de contarmos as nossas histórias. Como uma intensa celebração da alegria de...

Do mundo feminino

Autor: Ana Cláudia Hinckel

Número de Páginas: 178

Do mundo feminino.. Ficam as perguntas: pode, não pode, o qu é certo ou errado, case, não case, traia, seja fiel...De uma forma direta, sucinta e uma certa dose de humor, a autora faz observações sobre o comportamento da mulher em determinadas situações, questiona padrões impostos pela sociedade que ainda são passados de geração em geração, sem levar em conta o que a mulher de hoje pensa e quer viver. Casar ou ter um parceiro não é garantia de felicidade e nem toda mulher precisa ter filhos para sentir-se realizada. Sexo é bom, com ou sem amor, embora haja uma grande diferença. Livro para público feminino e masculino

Peleja, a

Autor: Ana Maria Machado

Número de Páginas: 49

Na cadência de versos aos moldes da cultura popular nordestina e da literatura de cordel, um herói franzino, a pedido de uma donzela, vai combater um doido e tão moderno monstro. Ajudado por Santana, por São Francisco vestido de cangaceiro, pelo Boi Pintado, por outros animais e pelo povo, Zé Ribamar Rufino tem de enfrentar o vilão Poluição.

Sobre o que não falamos

Autor: Ana Cristina Braga Martes

Número de Páginas: 0

Uma pré-adolescente que nunca conheceu os pais, criada pelos avós numa cidade pequena, numa casa cercada por segredos. Uma vila de trabalhadores e pequenos comerciantes vivendo sob o jugo das autoridades locais, durante os anos de ditadura militar. Este é o cenário em que se passa o belo romance de Ana Cristina Braga Martes, Sobre o que não falamos. Espécie de romance de formação, o livro acompanha a jovem protagonista em sua luta para desvendar o mistério sobre seus pais, que será também uma jornada de descoberta das palavras, da história política do país e de sua própria identidade. Com rara sensibilidade psicológica e talento narrativo, a autora nos faz acompanhar os desafios externos que a protagonista enfrenta e os seus dramas internos com igual intensidade. Unindo a experiência de socióloga a um depurado poder de observação das relações humanas, Ana Cristina Braga Martes nos dá, neste romance delicado e envolvente, um retrato fiel de uma época e uma análise viva de alguns dos problemas mais persistentes da sociedade brasileira, como a injustiça, a herança da ditadura, a violência contra mulheres e as desigualdades de raça e gênero numa sociedade ...

Quatro Novelas

Autor: Ana De Ana De Castro Osório

Número de Páginas: 155

Quatro Novelas by Ana de Castro Osório

Raul da ferrugem azul

Autor: Ana Maria Machado , Rosana Faría

Número de Páginas: 64

Raul estava mesmo intrigado com aquelas manchas azuis que se espalhavam pelo seu corpo. Ora apareciam nos braços, e ele não conseguia fazê-las sumir, mesmo lavando com xampu, álcool e até detergente. Ora - que susto! - estavam no pescoço, nas pernas, na língua e até na garganta. O que estaria acontecendo? O que seriam aquelas estranhas manchas, que ninguém parecia ver? Alguma doença contagiosa? De tanto pensar, Raul deduziu - ele tinha ferrugem azul! O mistério tinha que ter uma explicação. Em busca de respostas, o menino descobre como a dificuldade de reagir às pequenas - e grandes - violências do cotidiano podem marcar o espírito e o corpo humano.

Tpm

Número de Páginas: 112

Revista Tpm. Entrevistas e reportagens sobre comportamento, moda, beleza, viagem e decoração para mulheres que querem ir além dos manuais, desafiando os padrões. Imagem não é tudo.

Do outro lado tem segredos

Autor: Ana Maria Machado

Número de Páginas: 0

Uma história inspiradora da premiada autora Ana Maria Machado sobre memória, infância e identidade. Bino espera o momento em que os cardumes se aproximarão e será a hora de jogar a rede. O menino vive em uma aldeia de pescadores e desde pequeno aguarda o dia em que poderá ir com eles explorar a imensidão do oceano. De frente para o mar, quer saber o que há do outro lado da linha do horizonte. Bino está crescendo e aos poucos vai descobrindo a África de seus antepassados e as tradições, a beleza e a cultura de seu povo. São tantas as descobertas que chegam em pequenos sinais... Ele mergulha nas histórias da avó Odila e aprende a ler seus caminhos nos ensinamentos de Tião e Mané Faustino, nas estrelas do céu e do mar, na amizade de Dilson, nos jasmins-estrela do jardim, no cheiro de mato de Maria. Inspirada na infância de Ana Maria Machado no litoral do Espírito Santo, esta é uma leitura que fala de sonhos, do encontro de gerações e da busca pela identidade.

estudos capixabas

Autor: Antonio Carlos Sant Ana Gomes , Fabio Paiva Reis

Número de Páginas: 92

Placar Magazine

Número de Páginas: 84

PLACAR: a maior revista brasileira de futebol. Notícias, perfis, entrevistas, fotos exclusivas.

NATE FAZ A FESTA

Autor: Lincoln Peirce , Ana Ban

Número de Páginas: 224

Nate está com a corda toda! Quando o diretor Nicolas pede a Nate que seja parceiro do aluno novo, ele fica todo animado - até conhecer o garoto. Será que Nate vai se livrar do mala sem alça? Ou o menino vai se revelar e fazer a alegria da escola inteira? Dê muita risada com a nova aventura do Nate, o eterno recordista em levar bronca dos professores.

Flores Nativas Da Chapada Diamantina

Autor: R. M. Harley , Ana Maria Giulietti

Número de Páginas: 412

Cidade de Rio de Contas - Capela de Bom Jesus - Cidade de Rio de Contas; Estrada Real: do Raposo (Rio de Contas) até Livramento; Pico das Almas: Rio de Contas até Fazenda Silvina; Pico das Almas: da Fazenda de Dona Silvina até o Topo; Mucugê: Projeto Sempre-Viva, do Centro ao Rio Piabinha; Mucugê: Projeto Sempre-Viva, Rio Piabinha para Tiburtino.

Últimos livros procurados